Comparação com os 42,59 registrados -

Yanomami: Casa de Governo completa um mês com 94% de queda em novas áreas degradadas para garimpo

A Casa de Governo em Boa Vista (RR), que coordena as ações dos 31 órgãos federais na Terra Indígena Yanomami, celebrou um mês de funcionamento com uma queda significativa de 94,86% em novas áreas degradadas para o garimpo. Em março deste ano, apenas 2,16 novos hectares foram degradados, em comparação com os 42,59 registrados em março de 2023.

Idealizada pelo presidente Lula para fortalecer as ações do governo na maior terra indígena do Brasil, a estrutura continuará operando até 2026, vinculada à Casa Civil da Presidência. O objetivo é garantir a presença constante dos órgãos federais para proteger e apoiar os povos indígenas na retomada de seu modo de vida.

Foto: Reprodução/Agência GovComitiva interministerial visita a Terra Indígena Yanomami
Comitiva interministerial visita a Terra Indígena Yanomami

O próximo passo será ampliar a atuação das Forças de Segurança para desintrusão na terra indígena. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou o compromisso do Estado brasileiro em proteger os Yanomami e seu território, destacando a importância da redução no número de novas áreas de garimpo.

Durante o primeiro mês, diversas ações interministeriais foram realizadas, incluindo o reforço do quadro da Funai, diálogo com lideranças Yanomami, iniciativas na área da saúde e distribuição de alimentos. Mais de 140 ações de reconhecimento, inteligência, fiscalização e repressão às atividades ilícitas foram conduzidas por diferentes órgãos.

A segunda etapa do trabalho se concentrará na desintrusão dos invasores do território, visando garantir a segurança e a dignidade dos Yanomami.

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco