Petróleo, Vinícius Júnior e mais -

Veja os principais destaques do Jogo do Poder desta terça-feira (23/05)

Confira os principais destaques do Jogo do Poder desta terça-feira (23/05), levantados pelo 180graus:

Secretário João Henrique declara apoio ao prefeito Dr Pessoa

O secretário Municipal de planejamento e ex-ministro João Henrique esteve na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (23/05), onde declarou apoio a Dr Pessoa nas eleições de 2024, conforme noticiado no Jogo do Poder.

"Eu continuo apoiando o Dr Pessoa, eu cheguei na prefeitura junto com o MDB. O MDB determinou até que eu fizesse a campanha do Dr Pessoa e coordenasse a campanha dele. Então eu continuo lá. Eu não saí do lugar. Vou apoiar o Dr Pessoa até o instante que ele estiver na Prefeitura, se ele renovar o mandato, que eu espero, continuarei apoiando. Agora, isso não me tira do MDB, quer dizer, a minha relação com o MDB é de 40 anos. Eu participo da executiva nacional do partido, mas o fato de eu estar no MDB e ele ter mudado de partido não muda o meu compromisso com ele e com a cidade de Teresinha", declarou João Henrique.

Major preso pelo golpe do 8 de janeiro mandou mensagem em grupo de militares

O Polícia Federal (PF), cumpriu mandatos nesta terça-feira (23/05), na 12ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar quem estava nos atos do dia 8 de janeiro, quem financiou, quem instigou e quem se omitiu, conforme noticiado no Jogo do Poder.

Flávio Silvestre Alencar, o major da Polícia Militar (PM), é um dos alvos da operação, pois no dia 20 de dezembro de 2022, em um grupo de oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, mandou uma mensagem ordenando que em caso de possível invasão, deixassem o caminho livre para os manifestantes invadirem a sede dos Três Poderes. 

Ele já tinha sido preso na 5ª fase da Operação Lesa Pátria, mas na primeira vez Flávio Silvestre disse que a ordem dada para as viaturas que estavam na lateral do Congresso, próximo ao Supremo Tribunal Federal, saíssem do local, liberando o caminho. Segundo Flávio ainda no depoimento, ele teria feito esse comando porque recebeu informações de que o comandante-geral da Polícia Militar estava ferido junto com outros militares e pediu que os outros policiais da tropa de choque recuassem para poder ajudá-los. 

No entanto, diante das mensagens que foram encontradas no celular de outro policial militar, um tenente que também foi preso nessa quinta fase da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão preventiva, portanto, sem tempo, sem período determinado para que ele permanecer preso em um batalhão da Polícia Militar e também mais quatro mandados de busca e apreensão.

Casa Civil discute a questão do petróleo no Amapá

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebe a ministra do meio ambiente, Marina Silva, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o representante também do Ministério das Minas e Energia, e o presidente do Ibama, para reunião sobre a questão do petróleo no Amapá, nesta terça-feira (23/05), conforme noticiado no Jogo do Poder.

Marina Silva fez um apelo dizendo que não tem como fazer esse tipo de instalação porque pode prejudicar toda uma questão do meio ambiente. O Ibama explicou que a área de preservação ambiental que fica exatamente na linha do Equador tem uma correnteza muito forte e como a Petrobras não apresentou nenhum plano satisfatório para conter os danos caso ocorra algum vazamento de petróleo, alegou-se que os estes poderiam rapidamente se espalhar por outras áreas do mundo devido à localização geográfica.

O Ministério de Minas e Energia informou que vai apresentar um novo plano estratégico com estrutura para a contenção de possível vazamento próximo ao local no qual vai ser instalada a sonda, que fica a 160 quilômetros da costa do Amapá e a mais de 500 quilômetros da base do Amazonas.

Presidente da Petrobras tem plano B, buscar pré-sal na Guiana e no Suriname

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, informou haver a possibilidade de extração de petróleo na Guiana e no Suriname, conforme noticiado no Jogo do Poder.

"Nós temos a possibilidade de voltar a nos nacionalizar um pouco em relação à Guiana, em relação a outros lugares. Talvez diante da impossibilidade de furar na foz, a gente possa testar alguma coisa na Guiana e Suriname. Compramos o pacote do bid (leilão de áreas na Guiana)", disse Jean Paul Prates.

Espanha reage à pressão do caso Vinícius Júnior e prende racistas 

A polícia espanhola começou a fazer prisões dos casos de racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, caso que ganhou ainda mais espaço após partida entre Real Madrid e Valencia no último domingo (21/05), conforme noticiado no Jogo do Poder.

Foram realizadas sete detenções nesta terça-feira (23/05), das quais três pessoas já foram liberadas, mas a polícia afirmou que outras prisões podem acontecer. 

Três jovens foram detidos suspeitos pelos ataques da partida em que o Real Madrid, time de Vinícius Júnior, jogava contra o Valencia. Todos são espanhóis com idades entre 18 e 21 anos, torcedores do Valencia, os quais não seriam membros de grupos de torcedores de extrema-direita, conforme a polícia. Duas detenções foram feitas na cidade de Valencia e um em município próximo. Os três acabaram sendo liberados após prestarem depoimento sob pedido da polícia para ficarem à disposição para novos depoimentos. A polícia diz que continua analisando vídeos de dentro e de fora do estádio e que novas detenções podem acontecer a qualquer momento. 

Já em Madrid, quatro torcedores foram presos, suspeitos de crime de ódio. Isso faz parte da investigação sobre o boneco que apareceu enforcado com uniforme do atacante brasileiro em uma ponte da capital espanhola no final de janeiro. E nesse caso também, todos são espanhóis, todos são homens, são espanhóis, idades de 19 a 24 anos, três são membros da Frente Atlética, que é um grupo de torcedores, um grupo extremista, e um tem passagem policial por crime de lesão corporal. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco