Política, tecnologia e mais -

Veja os principais destaques do Jogo do Poder desta sexta-feira (26/05)

Confira os principais destaques do Jogo do Poder desta sexta-feira (26/05), levantados pelo 180graus:

Rafael Fontelles participa da entrega da reforma de CETI em Beneditinos, Piauí

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fontelles, participou do evento de entrega da reforma do CETI Pedro Mendes Pessoa em Beneditinos, no Piauí, nesta sexta-feira (26/05), conforme noticiado no Jogo do Poder.

O CETI Pedro Mendes Pessoa é uma das escolas que já foi premiada com Menção Honrosa da Olimpíada Brasileira de Matemática. Estiveram presentes também o secretário Washington Bandeira, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a deputada estadual Ana Paula, o deputado estadual Evaldo Gomes e o secretário Estadual de infraestrutura, Flávio Júnior.

Franzé Silva participa de solenidade no 25° BC e conversa com Marcos Aurélio sobre apoio 

O 25° Batalhão de Caçadores de Teresina realizou solenidade para formatura de tropas nesta quinta-feira (25/05), onde foi entregue o diploma de Amigo do Exército ao pré-candidato a Prefeitura Marcos Aurélio (PSD), na qual o também pré-candidato Franzé Silva (PT) esteve presente e aproveitou a oportunidade para conversar com Marcos Aurélio sobre apoio, segundo noticiado no Jogo do Poder.

No entanto, conforme explicado pelo jornalista Arimateia Carvalho, Marcos Aurélio reforçou que está e irá continuar como pré-candidato a prefeito de Teresina. Franzé Silva também conversou com o deputado federal Merlong Solano recentemente quando esteve em Brasília (DF), onde este lhe comunicou que irá aguardar a escolha do nome para assim tomar partido.

Enzo admite lançar pré-candidatura a prefeito

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, ao ser questionado sobre como ficaria o lançamento da candidatura dentro do partido no qual é filiado, o PDT, e afirmou que poderá, sim, colocar seu nome a disposição de Teresina para concorrer ao Palácio da Cidade, segundo noticiado no Jogo do Poder.

"O político que disser que não tem vontade de disputar uma majoritária, eu acho que ele estaria ali meio que se omitindo. A gente tem essa vontade, mas essa construção não pode partir somente de uma vontade pessoal minha. Eu não sou candidato de mim mesmo. Primeiro, você tem que ter um grupo. E segundo, o principal, sintonia com o povo de Teresina. Então, tudo isso é um processo de construção. Mas vamos trabalhando, vamos trabalhar mais ainda e se o povo reconhecer, lógico que nosso nome poderá estar à disposição mais à frente", declarou Enzo Samuel.

Câmara em Ação: Enzo Samuel e Dr Vinicius confraternizam durante o evento

A 2ª Edição do Projeto Câmara em Ação aconteceu nesta sexta-feira (26/05), na Escola Municipal São Sebastião, no bairro Todos os Santos, na zona Sudeste de Teresina, onde o presidente da Câmara Enzo Samuel e o deputado Dr Vinicius confraternizaram durante evento, ambos pré-candidatos a Prefeitura de Teresina, conforme noticiado no Jogo do Poder.

Como parlamentar, Dr Vinicius visitou a ocasião que contou com apoio de vários órgãos. O evento voltado para a população teve serviços como a expedição de documentos, cadastro de programas sociais, recebimento de orientações jurídicas, entre outros.

Economistas apontam redução de até 76% em postos para enfermagem no Piauí

Estudo, feito pelos economistas José Roberto Afonso, Geraldo Biasoto Júnior e Arthur Well, aponta redução de até 76% em postos para enfermagem no Piauí e explosão da desigualdade, divulgado no site Poder360, explicado pelo jornalista Francy Teixeira no Jogo do Poder.

O jornalista recorreu ao presidente da Associação Piauiense de Prefeitos dos Municípios (APPM), Toninho de Caridade, para observar se o cenário prospectado pelos prefeitos piauienses realmente bate com o que foi destacado no estudo.

"O piso da enfermagem precisa ser melhor avaliado pelo Governo na distribuição dos recursos, vendo a realidade de cada município. Sabemos que o Ministério da Saúde emitiu uma portaria fora da realidade, tanto em valores como em quantidade de profissionais por município", declarou Toninho.

SEMEC realiza workshop sobre Lei Geral de Proteção de dados

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), participaram de um treinamento sobre a Lei N° 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, conforme noticiado no Jogo do Poder. O workshop foi realizado no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, na nona Norte de Teresina.

Na oportunidade, os profissionais receberam esclarecimentos e tiraram dúvidas sobre a lei que foi sancionada em 2018 no bate-papo que foi conduzido por Adilson Taub, que é chefe Information Office e chefe Tecnology Office. Os servidores conheceram o histórico de formação da lei, além de princípios, formas de prevenção do vazamento de dados e os direitos e deveres dos portadores de informações pessoais.

De acordo com o governo federal, a lei geral de proteção de dados foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

Empresa é autorizada a testar chips cerebrais em humanos

A empresa de Elon Musk, Neuralink, anunciou nesta quinta-feira (25/05), que conseguiu autorização do Governo americano para implantar chips no cérebro de humanos para tratar paralisia ou cegueira, segundo noticiado no Jogo do Poder.

O chip vai conectar o cérebro a um computador para restaurar a mobilidade ou a visão. Além disso, pretende-se que pessoas com deficiência, que por algum motivo não consigam usar o computador ou um telefone, possam fazer isso através desse chip implantado no cérebro.

A empresa disse que recebeu a aprovação da FDA, que é a agência de regulamentação de medicamentos, de vacina, nos Estados Unidos. No entanto, a FDA até agora não se manifestou oficialmente.

Governo vai tentar reverter mudanças em ministérios 

O presidente Lula se reuniu nesta sexta-feira (26/05), com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, conforme noticiado no Jogo do Poder. Estiveram presentes também os líderes do Governo no Congresso Nacional e os ministros responsáveis pela articulação política feita sobre os Ministérios. 

Nos bastidores, apurado pela repórter Ranielly Veloso, todas as mudanças feitas pelo relator Isnaldo Bulhões, nos ministérios, foram concedidas pelo Planalto, pelo ministro Alexandre Padilha. 

Quando a reunião acabou, afirmaram que vão bater de frente até a votação, no Plenário da Câmara, para que as mudanças sejam desfeitas, mas não deram detalhes.

São João do Piauí ganhará subestação de energia

O ministro Alessandro Silveira de Minas e Energia anunciou, durante Comissão do Senado dessa semana, que além de ampliar a subestação de energia em São João do Piauí, já recursos reservados para a criação de uma nova subestação que deve ficar pronta no próximo ano, segundo noticiado no Jogo do Poder.

"Grande desafio, aí já entra no outro tema citado pelo senador, só para concluir o senador Marcelo, a questão de São José do Piauí, lá no estado equatorial, que faz o trabalho de distribuição, e a questão lá de São João do Piauí, já está autorizado os investimentos e a conclusão é estar abril de 2024 para poder recepcionar exatamente os investimentos em transmissão lá em São João do Piauí. Em março vai ter uma nova solicitação de capacidade lá de São João do Piauí", declarou Alexandre Silveira.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco