Cassação, PF e mais -

Veja os principais destaques do Ciência Política desta sexta-feira (19/05)

Confira os principais destaques do Ciência Política desta sexta-feira (19/05), levantados pelo 180graus:

Foto:Reprodução/ Ciência Política
Reprodução/ Ciência Política

Lucas Pereira sai da SEMCOM e Thesco Silva assume

Lucas Pereira é oficialmente exonerado do cargo de Secretário Municipal de Comunicação Social, com decreto publicado no Diário Oficial do Município juntamente com a portaria de nomeação para que ele assuma o cargo de Secretário Imediato do Prefeito nesta sexta-feira (19/05), conforme noticiado no Ciência Política.

O publicitário Thesco Silva é quem irá ocupar o lugar de Lucas Pereira, com nomeação publicada pelo Diário Oficial do Município também nesta sexta-feira (19/05). A transição foi definida em reunião onde participaram Thesco Silva, Lucas Pereira, o secretário executivo da pasta, Sérgio Bandeira, e com Sérgio Salomão.

Dr Pessoa retoma os trabalhos no Palácio da Cidade na segunda-feira (22/05), já dentro do novo alinhamento da SEMCOM.

Foto:Reprodução/ Ciência Política
Reprodução/ Ciência Política

Esposa diz à PF que Mauro Cid é responsável por certificado falso

Gabriela Cid, esposa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, admitiu em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (19/05), que usou um certificado de vacinação falso, conforme noticiado no Ciência Política.

Ela afirmou que o responsável pela fraude é o marido, Mauro Cid. A estratégia da defesa é fazer com que ela responda apenas pelo uso de um documento falso, que garantiria uma pena bem branda. Em seu depoimento, Gabriela se limitou a dar informações sobre o certificado de vacinação falso encontrado na sua casa em Brasília.

Mauro Cid prestou depoimento nesta quinta-feira (18/05), no entanto, não respondeu às perguntas feitas pela PF, mas abriu mão de conta no exterior.

Foto:Reprodução/ Ciência Política
Reprodução/ Ciência Política

Fernando Lima declara apoio a Franzé Silva

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), recebeu nesta sexta-feira (19/05), Fernando Lima que já foi candidato a vereador pelo PMN na eleição de 2020, conforme noticiado no Ciência Política.

Na ocasião, Fernando Lima declarou apoio ao presidente da Assembleia que é pré-candidato a Prefeitura de Teresina. Fernando Lima em 2020 teve 2250 votos e atualmente também é pré-candidato a vereador da capital pelo Solidariedade.

Foto:Reprodução/ Ciência Política
Reprodução/ Ciência Política

PF indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso de Bruno Pereira e Dom Phillips

O ex-presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, foi indiciado pela Polícia Federal (PF), por omissão ao não ter tomado providências para combater a insegurança gerada pelos conflitos na região amazônica, os quais resultaram nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, conforme noticiado no Ciência Política.

O caso aconteceu no ano passado, em 2020, e ganhou repercussão no Brasil e no mundo. Bruno Pereira e Tom Phillips foram mortos no Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, que fica no Amazonas. 

Para a Polícia Federal, o ex-presidente da FUNAI recebeu várias notificações sobre os perigos da região, principalmente após a morte de um servidor da Funai identificado como Marciel dos Santos. Ele recebeu vários informes de que a violência na região estava tomando proporções incontroláveis, mas não tomou nenhuma providência.

Ainda para a Polícia Federal, Marcelo Xavier, agiu com dolo eventual, desta forma, assumiu os riscos e, ao assumir os riscos, vai responder por dolo eventual.

Foto:Reprodução/ Ciência Política
Reprodução/ Ciência Política

Deltan Dallagnol participa de ato esvaziado contra cassação pelo STF

Após cassação de mandato ser determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Deltan Dallagnol voltou para o estado do Paraná e ao chegar realizou uma carreata como protesto pela situação, conforme noticiado no Ciência Política.

No entanto, a carreata não rendeu tantos apoiadores mesmo após postagem nas redes sociais alegando que se achavam que iriam calá-lo, estavam enganados, pois ele voltaria com força e muitos mais apoiadores, o que visivelmente não aconteceu. A carreata contou com cerca de dois carros, duas motocicletas e um trio elétrico.

Foto: Reprodução/ Ciência Política

Comentários

Trabalhe Conosco