
Veja os principais destaques do Ciência Política desta sexta-feira (19/05)
Confira os principais destaques do Ciência Política desta sexta-feira (19/05), levantados pelo 180graus:

Lucas Pereira sai da SEMCOM e Thesco Silva assume
Lucas Pereira é oficialmente exonerado do cargo de Secretário Municipal de Comunicação Social, com decreto publicado no Diário Oficial do Município juntamente com a portaria de nomeação para que ele assuma o cargo de Secretário Imediato do Prefeito nesta sexta-feira (19/05), conforme noticiado no Ciência Política.
O publicitário Thesco Silva é quem irá ocupar o lugar de Lucas Pereira, com nomeação publicada pelo Diário Oficial do Município também nesta sexta-feira (19/05). A transição foi definida em reunião onde participaram Thesco Silva, Lucas Pereira, o secretário executivo da pasta, Sérgio Bandeira, e com Sérgio Salomão.
Dr Pessoa retoma os trabalhos no Palácio da Cidade na segunda-feira (22/05), já dentro do novo alinhamento da SEMCOM.

Esposa diz à PF que Mauro Cid é responsável por certificado falso
Gabriela Cid, esposa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, admitiu em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (19/05), que usou um certificado de vacinação falso, conforme noticiado no Ciência Política.
Ela afirmou que o responsável pela fraude é o marido, Mauro Cid. A estratégia da defesa é fazer com que ela responda apenas pelo uso de um documento falso, que garantiria uma pena bem branda. Em seu depoimento, Gabriela se limitou a dar informações sobre o certificado de vacinação falso encontrado na sua casa em Brasília.
Mauro Cid prestou depoimento nesta quinta-feira (18/05), no entanto, não respondeu às perguntas feitas pela PF, mas abriu mão de conta no exterior.

Fernando Lima declara apoio a Franzé Silva
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), recebeu nesta sexta-feira (19/05), Fernando Lima que já foi candidato a vereador pelo PMN na eleição de 2020, conforme noticiado no Ciência Política.
Na ocasião, Fernando Lima declarou apoio ao presidente da Assembleia que é pré-candidato a Prefeitura de Teresina. Fernando Lima em 2020 teve 2250 votos e atualmente também é pré-candidato a vereador da capital pelo Solidariedade.

PF indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso de Bruno Pereira e Dom Phillips
O ex-presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, foi indiciado pela Polícia Federal (PF), por omissão ao não ter tomado providências para combater a insegurança gerada pelos conflitos na região amazônica, os quais resultaram nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, conforme noticiado no Ciência Política.
O caso aconteceu no ano passado, em 2020, e ganhou repercussão no Brasil e no mundo. Bruno Pereira e Tom Phillips foram mortos no Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, que fica no Amazonas.
Para a Polícia Federal, o ex-presidente da FUNAI recebeu várias notificações sobre os perigos da região, principalmente após a morte de um servidor da Funai identificado como Marciel dos Santos. Ele recebeu vários informes de que a violência na região estava tomando proporções incontroláveis, mas não tomou nenhuma providência.
Ainda para a Polícia Federal, Marcelo Xavier, agiu com dolo eventual, desta forma, assumiu os riscos e, ao assumir os riscos, vai responder por dolo eventual.

Deltan Dallagnol participa de ato esvaziado contra cassação pelo STF
Após cassação de mandato ser determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Deltan Dallagnol voltou para o estado do Paraná e ao chegar realizou uma carreata como protesto pela situação, conforme noticiado no Ciência Política.
No entanto, a carreata não rendeu tantos apoiadores mesmo após postagem nas redes sociais alegando que se achavam que iriam calá-lo, estavam enganados, pois ele voltaria com força e muitos mais apoiadores, o que visivelmente não aconteceu. A carreata contou com cerca de dois carros, duas motocicletas e um trio elétrico.