Aulas presenciais em 80% · 25/08/2021 - 07h07

Vacinação e medidas sanitárias garantem retorno seguro ao chão da escola no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 80% das escolas estaduais do Piauí já retornaram suas aulas presenciais desde o início do segundo semestre letivo de 2021. O dado é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que conta com as ações do Governo do Estado para garantir um retorno seguro aos alunos e profissionais da educação.

O Governo do Estado colocou a Educação como serviço essencial e priorizou a vacinação dos profissionais da categoria. Mais de 76 mil servidores da educação já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 e a aplicação da segunda dose foi iniciada no mês de agosto.

    Ascom

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, afirma que com base nos planos de atendimento das escolas, das 615 unidades de todo o Estado, 495 já retornaram ao chão da escola, com o modelo híbrido, que engloba aulas presenciais e remotas. Já são 62 mil estudantes nesse modelo.

    Ascom

“Desde 9 de agosto iniciamos o processo de retorno de forma híbrida ao chão de nossas escolas. Não podemos negar o esforço, o trabalho e toda sinergia nesse processo, desde as adequações sanitárias nas escolas, planejamento pedagógico a partir da escuta dos estudantes e, mais ainda, o processo de acolhimento que será sempre contínuo, dado o contexto que estamos inseridos. Acreditamos que esse retorno será tranquilo, seguro, responsável e, o mais importante, buscando sempre a garantia de aprendizagem dos estudantes e a manutenção dos vínculos dos mesmos. Estamos também passando pelo processo de aplicação da avaliação diagnóstica, através do sistema de Avaliação Estadual do Piauí”, pontua a diretora.

Em Caldeirão Grande, os alunos da Unidade Escolar Waldemar de Moura Santos retornam gradualmente às aulas presenciais, com toda segurança com o uso de equipamentos de prevenção e distanciamento adequado.

“Nossa escola tem 94% dos alunos residindo na zona rural, mas em parceria com o município, estamos garantindo o transporte escolar e retornando com as aulas híbridas. Na primeira semana de agosto aconteceu o planejamento pedagógico. Tivemos uma palestra motivacional com uma psicóloga objetivando o retorno com um olhar humanizado, recuperando a confiança e obtendo foco no processo Ensino Aprendizagem”, destaca a diretora da escola, Ana Cristina.

Já no Centro Educacional Sebastião de Sousa, localizado em Belém do Piauí, a diretora Auxiliadora recebeu pessoalmente os estudantes durante a acolhida dos primeiros dias e a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI).

“Tivemos aproximadamente 86% dos alunos do Ensino Médio Regular retornando presencialmente. Somente o EJA e poucos do Regular optaram por não retornar presencial, mas permanecerem no modelo remoto. Está sendo tudo muito tranquilo e seguro”, completa a diretora.


Fonte: Seduc Piauí

Comentários