USP inaugura sala em homenagem a Janaína Bezerra no Dia de Combate à Violência contra a Mulher
Estudantes do campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) inauguraram a "Ocupação Sala Lilás Janaína Bezerra Vive!", em homenagem à estudante piauiense Janaína Bezerra, vítima de feminicídio na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2023, na manhã desta segunda-feira (25/11). A inauguração do espaço, que acontece no Dia de Combate à Violência contra a Mulher, visa criar um centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência. O projeto é promovido pelos Movimentos de Mulheres Olga Benario e Correnteza.
A sala, que estava abandonada há anos, foi revitalizada por estudantes da USP, que decidiram transformá-la em um local de apoio, já que, segundo eles, a universidade carece de recursos e espaços para lidar com questões sociais, como o apoio a mulheres em situação de violência. O movimento reivindica que a USP implemente medidas protetivas, crie um protocolo de acolhimento e encaminhamento de vítimas e estabeleça um Centro de Referência para mulheres na universidade.
O caso de Janaína Bezerra, estudante de jornalismo, ganhou repercussão após seu corpo ser encontrado com ferimentos e sinais de violência no campus da UFPI, em janeiro de 2023. O ex-mestrando de matemática Thiago Mayson foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão por homicídio, vilipêndio, fraude processual e estupro de vulnerável, após um julgamento de 21 horas.