
Unidades de ensino que terão tempo integral recebem visita da Semec
Na manhã desta sexta-feira (17/11), o secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Do Carmo Nunes e na Escola Municipal Parque Piauí, ambas localizadas na zona Sul de Teresina. A visita técnica teve como objetivo averiguar se a atual estrutura das unidades educacionais e os equipamentos existentes são suficientes para atender à implantação do Ensino de Tempo Integral, previsto para o ano de 2024.

Foram observados os detalhes para que o CMEI Professora Maria Do Carmo Nunes funcione em tempo integral, atendendo do Maternal II ao 2º Período da Educação Infantil. A Escola Municipal Parque Piauí atualmente já atende alunos do 1º ao 9 º ano nesta modalidade de ensino e com a alta demanda de alunos para o 6 º ano em 2024, vindos de escolas vizinhas, são necessárias algumas intervenções, como aumento de salas de aula para receber essa clientela.
De acordo com o secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, poder contribuir para o acesso de mais alunos à Rede Municipal de Educação é algo bastante satisfatório. “Essa é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa e observando essa necessidade das unidades de ensino da zona Sul, pretendemos dar resolutividade a essa demanda, levando os benefícios da escola de tempo integral para mais unidades de ensino”, afirma Ximenes.
A diretora da Escola Municipal Parque Piauí, professora Valéria Thaise, afirma que a visita dos técnicos da Semec é necessária para alinhar as melhorias para a instituição. “Contamos com um bom espaço, boa equipe de colaboradores e logo após algumas intervenções, que são necessárias, estaremos em condições de ofertar uma melhor estrutura para nossos alunos e pais”, declarou a gestora.
O Programa Escola em Tempo Integral é um mecanismo de fomento que busca viabilizar uma política de pactuação para alcance da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa meta estabelece a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica.
Fonte: PMT