Mais de 21 mil brasileiros -

Teresina é a terceira capital com maior consumo abusivo de álcool no Brasil, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (18/02), revela que Teresina é a terceira capital brasileira com maior frequência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. A pesquisa, realizada pelo Sistema Vigitel em 2023, entrevistou mais de 21 mil brasileiros e apontou que 33% dos teresinenses consumiram álcool de forma excessiva nos últimos 30 dias, ficando atrás apenas de Salvador (37,5%) e Maceió (34,2%).

Foto: ReproduçãoBebida

O levantamento mostrou que o consumo abusivo de álcool é mais comum entre os homens (27,3%), em comparação com as mulheres (15,2%). A pesquisa também destacou que o comportamento de consumo tende a diminuir com o aumento da idade, a partir dos 35 anos, e aumenta conforme o nível de escolaridade. Além disso, foi identificado que Teresina ocupa o segundo lugar em número de adultos que dirigem sob efeito de álcool, com 23,2% de relatos.

A pesquisa também revelou que, em termos de infração de dirigir alcoolizado, os homens são os mais frequentes infratores, especialmente em Teresina, onde a porcentagem é de 23,2%. Já entre as mulheres, as menores taxas foram registradas em Recife, Maceió e Natal, onde os índices não ultrapassam 1%. Esses dados reforçam a importância de políticas públicas e conscientização para combater o consumo de álcool, especialmente no trânsito.

É fundamental lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe dose segura de álcool. A pesquisa também forneceu informações sobre como buscar ajuda para pessoas que enfrentam dificuldades com o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco