Infraestrutura da região -

Taguatinga terá primeira usina de hidrogênio verde do DF

A Neoenergia anunciou, nesta quinta-feira (12/06), o início das obras de uma das primeiras usinas de hidrogênio verde (H2V) do Brasil. A unidade será construída em Taguatinga, no Distrito Federal, e funcionará como ponto de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio. A previsão é de que a inauguração ocorra em outubro, em alinhamento com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada no Brasil.

Foto: Reprodução/NeoenergiaTaguatinga terá primeira usina de hidrogênio verde do DF

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), com investimento superior a R$ 30 milhões. Inspirada em um modelo implementado em Barcelona, na Espanha, a unidade brasileira se diferencia por atender uma maior variedade de veículos, incluindo ônibus, caminhões, motocicletas e automóveis de passeio. O abastecimento será feito com energia proveniente de uma usina fotovoltaica, reforçando o compromisso com fontes limpas e renováveis.

A escolha de Taguatinga foi estratégica, segundo a Neoenergia. Além de ser a quarta região administrativa mais populosa do Distrito Federal, o local é considerado um polo econômico e político, com grande movimentação urbana. A infraestrutura da região permite a instalação da usina, ao mesmo tempo em que apresenta demanda crescente por soluções sustentáveis de mobilidade pública e particular.

“Nosso compromisso é impulsionar a eletrificação por meio de investimentos em tecnologias inovadoras. O Brasil tem vantagens competitivas, como abundância de energia renovável a custos acessíveis, o que o posiciona como líder natural na transição energética”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. A expectativa é de que a nova usina contribua de forma significativa para a descarbonização do transporte no país.
 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco