Sinal de 5G é liberado pela Anatel para mais 21 municípios piauienses; veja a lista
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enfatiza que a liberação da faixa não implica na imediata instalação de redes 5G nas localidades mencionadas. A implementação precoce de estações de quinta geração nestas cidades está sujeita ao planejamento individual de cada provedor de serviços.
"O pronunciamento do Grupo de Acompanhamento e Implantação do 5G (GAISPI) segue as diretrizes estabelecidas no Edital do 5G e engloba os municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (comumente conhecida como Siga Antenado) já iniciou o processo de migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita através de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. Além disso, concluiu as medidas necessárias para desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), incluindo a instalação de filtros para mitigar interferências em todas as estações do FSS afetadas", afirmou.
Segue abaixo a relação dos 21 municípios onde os provedores de serviços poderão requerer à Anatel a autorização e implementação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz:
Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alto Longá
Barro Duro
Boa Hora
Boqueirão do Piauí
Buriti dos Lopes
Cabeceiras do Piauí
Cocal
Cocal dos Alves
Dom Inocêncio
Lagoa do Barro do Piauí
Lagoinha do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Olho D'Água do Piauí
Passagem Franca do Piauí
Prata do Piauí
Queimada Nova
São Miguel da Baixa Grande
São Pedro do Piauí
Fonte: Agência Brasil