-

Servidores da PMT participam de treinamento para utilização de tecnologia BIM

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), está capacitando servidores que atuam no Núcleo da Tecnologia BIM (NUBIM) com um treinamento disponibilizado por meio do VII Seminário Nacional de Projetos em BIM, de tema “Como a Administração Pública Poderá Implantar e Contratar com Segurança e em Conformidade com a Jurisprudência Aplicável do TCU e a Nova Lei de Licitações 14.133/2021”.

O curso foi disponibilizado, neste mês de agosto, e visa aperfeiçoar o corpo técnico da Prefeitura de Teresina para que sejam desenvolvidas estratégias de utilização desta tecnologia dentro do processo de planejamento municipal.

Nesse método, existem diversos aspectos positivos para serem considerados dentro de uma gestão que buscam uma maior integração da tecnologia para uma aceleração dos resultados sem perder a qualidade da ação final. A modelagem BIM reduz os riscos de derrapagens nos custos de projetos de infraestrutura de obras públicas, bem como a garantia do cumprimento dos prazos de entrega de obras, a participação ampla de toda equipe envolvida no processo de cada obra, e claro, uma maior economia para os cofres públicos.

A coordenadora geral do NUBIM na Prefeitura de Teresina, a arquiteta e urbanista Virgínia Moura, ressalta sobre a importância da utilização dessa metodologia para o funcionamento de uma gestão cada vez mais responsável. “Basicamente, os elementos principais são: a redução dos custos das obras, o menor tempo de projeto, quando esse é replicado, execução de obra dentro do prazo planejado e um maior controle na sua manutenção. Muita coisa que é difícil em obras públicas pode ser viabilizada com o BIM, por exemplo, aumento na qualidade dos materiais, ambientes modernizados e a permanência em sua vida útil” explica a arquiteta.

Entenda o BIM

BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que reduz a execução da obra em gastos e tempo.
Em Teresina, a tecnologia será utilizada pela primeira vez no projeto piloto de uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral, que será a primeira em mais de um pavimento entre as escolas municipais.

Receba notícias do 180graus no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:t.me/noticias180graus.

PostMídia: (86) 9 9547-8622

Fonte: PMT

Comentários