
Semplan acompanha visita técnica do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) realizaram, nesta quinta-feira (13/03), visitas técnicas a obras executadas pela Prefeitura de Teresina. O objetivo é monitorar o andamento das intervenções.

O CAF é responsável por financiar obras importantes na capital, por meio do Programa Teresina Sustentável. Entre elas, a Marginal Sul 2 e 3, Mercado Central, urbanização da Vila da Paz , Parque Rodoviário, Lagoas do São Joaquim e Piçarreira, além do Parque Floresta Fóssil e a implantação do Plano de Arborização. A programação das visitas às intervenções foi acompanhada pela equipe da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento (Secrem), que é vinculada à Semplan.
“Estamos recebendo a equipe do CAF para apresentar a situação atual das obras realizadas via Programa Teresina Sustentável, fazer a revisão dos principais aspectos físicos, financeiros, ambientais e sociais. As visitas do CAF são importantíssimas para o acompanhamento e planejamento dessas intervenções realizadas na cidade”, ressalta a coordenadora do Programa Teresina Sustentável, Raquel Lima. As visitas às obras também tiveram a participação de equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) Sul, Centro, Norte e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).
Visita técnica Semplan e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) (Foto: Ascom Semplan)
Em reunião realizada na quarta-feira (12), na Semplan, foi apresentado um panorama sobre o andamento das obras do Teresina Sustentável à equipe do CAF. Os técnicos do banco também foram recebidos pelo prefeito Silvio Mendes e o secretário municipal de Planejamento, Marco Antonio Ayres, que destacaram a importância do financiamento da instituição para intervenções estruturantes em Teresina.
O Programa Teresina Sustentável contempla atividades voltadas para ações nas áreas de mobilidade urbana, requalificação urbana e ambiental, revitalização do patrimônio histórico e cultural da cidade, entre outras.
“Ainda há US$ 20 milhões para serem executados no Programa Teresina Sustentável. São muitas obras importantes e estamos aqui para acompanhar e entregar essas obras o mais breve possível”, destaca Diego Vettori, executivo do CAF.
Além de Diego Vettori, a equipe do CAF que está em Teresina é formada por Carlos Orellana (especialista técnico), Alicia Molina (especialista ambiental), Yerko Eterovic (especialista técnico), Pierre Maia (consultor de apoio à administração) e Patricia Freitas (especialista ambiental).
Fonte: PMT