Seminário de Apoio Técnico do SUAS -

Sempi discute apoio a gestantes em situação de violência no Piauí

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participa, nesta segunda-feira (25), do Seminário de Apoio Técnico do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do lançamento do Plano Estadual da Primeira Infância. O evento é promovido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí e o  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Dentre os temas abordados durante o seminário, está o apoio a gestantes em situação de violência.

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressaltou que esse apoio a gestantes contribui, dentre outras coisas, para a diminuição da mortalidade materna. “Temos que avançar para acolher as mulheres em situação de violência, principalmente aquelas que estão grávidas, para que possamos fortalecer as políticas públicas, garantindo que elas tenham saúde para terem seus filhos com tranquilidade. Como consequência, poderemos avançar na diminuição da mortalidade materna”, declarou.

Zenaide acrescentou, ainda, que o seminário é uma oportunidade para discutir políticas públicas que vão além da garantia do desenvolvimento integral das crianças e do fortalecimento das famílias. Isso porque, além de apresentar estratégias que promovam a proteção e o bem-estar das crianças, é um evento voltado também para a proteção das mulheres, no sentido de garantir que elas tenham acesso a recursos e apoio necessários para cuidarem de seus filhos, combatendo, assim, a mortalidade materna.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, destaca a importância da integração do serviço de proteção às mulheres e seus filhas/os na primeira infância. "Com base no diagnóstico realizado, construímos este plano estadual como um guia fundamental para a implementação, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas integradas voltadas para a primeira infância, especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade social e crianças filhas de mulheres em situação de violência doméstica”, pontuou.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco