Ação Social · 01/07/2022 - 09h10

Semcaspi promove valorização e cultura no arraial do Centro de Valorização para População


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou nesta quinta-feira, (30), o arraial para os assistidos do Centro de Valorização para População em Situação de Rua (CVPSR). A ação, que contou com a presença da Quadrilha Luar do São João, uniu os públicos do Centro Pop e da Casa do Caminho, serviços oferecidos no Centro de Valorização para População de Rua. As informações são da PMT

Segundo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é marca da sua gestão cuidar das pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade.

“Na nossa gestão a palavra principal é a de Deus, depois cuidar de gente. Aqui no Centro de Valorização é um exemplo disso. Estamos todos juntos neste local de acolhimento, que possui toda uma equipe multidisciplinar cuidando das pessoas vulneráveis. Temos um olhar de cuidado por essas pessoas que são muito discriminadas, mas aqui oferecemos apoio técnico e até cursos para que essa população seja devolvida para a sociedade.”, comenta.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a atividade é uma maneira de valorizar as pessoas que estão em situação de rua.

“É um momento de valorizar as pessoas mais vulneráveis, valorizar as pessoas em situação de rua. Não é à toa que este centro se chama Centro de Valorização para População em Situação de Rua. Essa atividade como outras tem esse objetivo, valorizar esse público, que muitas vezes são desprestigiados, tantas vezes são excluídos. Aqui nós temos arte, cultura, lazer, educação, interação. Tudo isso em um só espaço para a população de rua. Toda essa motivação parte do coração do prefeito que tem um olhar carinhoso para o público mais vulnerável”, ressalta.

Ariana Sousa, gerente do CVPSR, fala sobre a importância da atividade para interação e integração desta população.

“É com muita alegria que a gente sempre planeja formas de integração e interação com essas pessoas. A gente não entrega somente um ambiente de acolhimento, de prestação de serviço para que eles tenham qualidade de vida, mas a nossa preocupação diariamente é planejar essas festividades. Todo mês nos preocupamos em criar situações, para que eles possam interagir com a população, para que eles tenham alegria e momentos de lazer, é isso que faz o Centro de Valorização da População em Situação de Rua”, pontua.

TRANSFORMA VIDAS

O Centro de Valorização para População em Situação de Rua atende diariamente o público que está por diversas situações no espaço da rua. Lucas Soares, é assistido da Casa do Caminho e comenta que é nesta unidade onde encontra o acolhimento necessário para conquistar seus objetivos.

 “As atividades como está, o arraial, é um incentivo à cultura. Coisa que as pessoas em situação de rua não têm tido muita acessibilidade. Me sinto bem acolhido aqui, porque tem recurso para que a gente se ressocialize, ajuda bastante no nosso processo de inserção. Aqui eu gosto de estudar na biblioteca e pretendo concluir os meus estudos”, ressalta Lucas, que pretende concluir o Ensino Médio.

''PostMidia'' (86) 9 8188-2907


Fonte: PMT

Comentários