Uma operação em Esperantina -

Semarh realiza operação e resgata aves silvestres e macaco mantido em cativeiro em Esperantina

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio) e da Diretoria de Fiscalização, realizou, nessa terça-feira (11/02), uma operação em Esperantina, em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e a Segunda Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba.

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí

A ação foi desencadeada a partir de diversas denúncias sobre a criação ilegal de animais silvestres na região. Durante a fiscalização, as equipes recuperaram 14 passeriformes, três papagaios-verdadeiros, duas curicas-jandaias e um macaco-prego, este último encontrado acorrentado com dois cadeados e uma corrente.

A parceria entre os órgãos ambientais e as forças de segurança tem sido fundamental para coibir a captura e o comércio ilegal de animais. Além da atuação repressiva, a operação também teve caráter educativo, levando informações às comunidades sobre a importância da preservação dos animais silvestres. 

“Ações como essa mostram resultados positivos. Durante a operação, moradores do bairro onde os papagaios foram apreendidos entraram em contato manifestando interesse em devolver voluntariamente outras espécies que mantinham em cativeiro”, destacou major Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh.

O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, ressaltou a importância da fiscalização e da conscientização da população para a proteção da fauna. “A retirada de animais silvestres do seu habitat natural compromete o equilíbrio ecológico e causa sofrimento a essas espécies. Nosso compromisso é reforçar a fiscalização e as ações educativas para que mais pessoas entendam a necessidade de preservar a biodiversidade”, afirmou o gestor.

A operação faz parte da Semana de Defesa da Fauna e Flora, reforçando o compromisso dos órgãos ambientais na proteção da biodiversidade. Os animais resgatados serão encaminhados para avaliação veterinária e posterior reintrodução ao seu habitat natural.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco