Atuação conjunta e integrada · 11/09/2021 - 13h48

SEMAR firma parceria com MPPI e CAOMA na defesa da Mata Atlântica do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) se reuniram nesta manhã (10/09), com a finalidade de desenvolver uma atuação conjunta e integrada com as Promotorias de Justiça e os órgãos competentes sobre a “Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2021”. A reunião aconteceu através videoconferência, no gabinete da secretária.

A ação propõe uma atuação nacional e uniforme entre as unidades do Ministério Público e órgãos ambientais de 17 estados brasileiros que há incidência do bioma. O objetivo é identificar áreas degradadas nos últimos anos, e os responsáveis pelas agressões, cobrar a reparação dos danos e outras medidas compensatórias.

O Piauí é destaque na redução de desmatamento do Bioma. Em 2018 ele aparecia no quarto lugar na lista dos estados com maior parcela de desmatamento do bioma no País, com 2.100 hectares. Em maio de 2021, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou dados que mostram a redução do desflorestamento em 76%, uma redução drástica, apontando hoje 372 hectares desmatado em áreas de mata atlântica no Estado.

Para a Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí o fortalecimento das ações de fiscalizações, a criação de novas unidades de conservação, a não autorização de licenciamento em áreas de incidência de Mata Atlântica e a ampliação de atividades de educação ambiental foram imprescindíveis para se atingir esse índice positivo.

“Estamos trabalhando fortemente para melhorar os índices de sustentabilidade do Piauí: evitando queimadas e desmatamento, preservando nossos mananciais e nossos biomas naturais, fortalecendo as atividades de educação ambiental. Tudo isso está conectado e contribui para esse resultado final positivo”, enfatiza Sádia Castro.

A previsão de inicio da operação é para o dia  20 de setembro e término no dia 23 de setembro ou 30 de setembro, de acordo com a realização em 5 ou 10 dias. Os 17 estados brasileiros que apresentam o Bioma Mata Atlântida são: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Piauí.


Fonte: SEMAR

Comentários