Secretaria das Relações Sociais promove reunião do Fórum Estadual Interconselhos
A Secretaria das Relações Sociais (Seres) promoveu, nessa quarta-feira (25/09), a reunião quadrimestral do Fórum Estadual Interconselhos, no auditório do Clube dos Diários. Instituído por meio da Lei nº 7.357, de 3 de fevereiro de 2020, art. 2º, inciso VII, o Fórum constitui-se como mecanismo para o diálogo entre representantes dos conselhos no intuito de acompanhar as políticas públicas e os programas governamentais, formulando recomendações para aprimorar sua intersetorialidade e transversalidade.
A reunião contou com a participação significativa de representantes dos conselhos de políticas públicas estaduais. “Foi um momento importante porque pudemos fazer um alinhamento entre a proposta que foi desenhada para o Fórum Interconselho Nacional junto com a proposta de reorganização do nosso Fórum Estadual. Tivemos ricas contribuições e aproximação constante com a equipe do governo federal, que está sempre nos apoiando nesse aprimoramento e fortalecimento da participação social em âmbito estadual”, explicou Juciara Linhares, diretora de Participação Social da Seres.
Para a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, é importante reafirmar o alinhamento dos governos federal e estadual. “A política de participação social ocorre, de fato, com esse apoio aos conselhos de políticas públicas, com esse constante diálogo, buscando cada vez mais fazer com que a gestão se torne democrática. É essa a missão da Secretaria das Relações Sociais. Então, queremos agradecer a cada conselheiro que contribuiu com o dia de hoje e vamos trabalhar para acompanhar, dentro da proposta de orçamento para o próximo ano, o que está sendo destinado para a efetivação das políticas públicas que esses conselhos representam”, destacou.
O encontro foi coordenado pela diretora de Participação Social, Juciara Linhares, e teve as participações da secretária Núbia Lopes e do representante da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet (de forma virtual). Além das presenças de representantes Consea-PI, Obra Kolping, UBM-PI, CEDDM-PI, Abespa, Semarh-PI, Coordenadoria do Conselho de Cultura, CEDDH-PI, Conede-PI, Cedca-PI, Diretoria de Polícia Comunitária-SSP PI, Cedipi, DPE-PI, Conselho de Turismo-Setur PI, CES-PI, ADH-PI, CNS, Conede-PI e Cedjuv-PI.
Fonte: Governo do Piauí