
Sasc destaca o fortalecimento de ações de proteção social durante Pactos pelo Piauí
“Investir na primeira infância é facilitar a criança a viver melhor,” destacou a secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, durante o painel Pacto pelas Crianças, na segunda fase do Pactos pelo Piauí, realizado nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções de Teresina. A gestora destacou ações da Sasc para fortalecer a proteção social de crianças vulneráveis, como a regionalização do programa Família Acolhedora, atualmente em desenvolvimento nos territórios Carnaubais e Entre Rios.
A secretária destacou ainda os programas de transferência de renda como o Cartão Social, que vai pagar R$ 1.200 para famílias em situação de pobreza. E também o auxílio-alimentação no valor de R$ 400 para famílias vítimas de calamidade pública e desastres naturais. Outro programa desenvolvido pela Sasc é Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz que apoia a formação de visitadores sociais.
Regina Sousa informou que em abril o Governo do Estado, através da Sasc, lançará o Prêmio de Boas Práticas para premiar os municípios com melhor desempenho na assistência social, com kits tecnológicos para os Centros de Referência da Assistência Social(Cras).
A secretária destacou que o apoio dos gestores municipais é fundamental para o fortalecimento dos programas de proteção à infância. “ É preciso fazer a busca ativa para encontrar as famílias e crianças que estão precisando de apoio. Pois muitas famílias não têm meios para chegar até o Cras”, disse.
A Sasc atua junto a crianças de zero a 12 anos e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Administra 17 unidades, incluindo as socioeducativas que recebem adolescentes que cometeram atos infracionais.
Regina Sousa participou do painel junto com a coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, e os secretários da Educação, Washington Bandeira, e da Saúde, António Luís.
Fonte: Governo do Piauí