Janeiro Branco -

Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí reforça a importância do apoio psicológico

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) tem se dedicado a apoiar pacientes que enfrentam o câncer com cuidados médicos, projetos de acolhimento, de alimentação às pessoas assistidas pela instituição, de conscientização do diagnóstico precoce e sobretudo, com suporte psicológico oferecendo serviços de apoio emocional e psicológico, trabalhando ao lado dos pacientes para garantir que o tratamento seja completo, levando em consideração tanto as necessidades físicas quanto emocionais.

O câncer afeta o ser humano de maneira integral, e por isso, o acompanhamento psicológico é essencial para que o paciente enfrente os desafios da doença com força e equilíbrio emocional. A Rede está pronta para ajudar, oferecendo esse suporte fundamental durante o tratamento, além dos projetos Alertar, Alimentar, Aliviar, Abrigar e Apoiar, que reforçam o compromisso da entidade na luta contra o câncer em seus vários aspectos.

Carmem Campelo, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, ressalta a importância desse apoio. "A Rede Feminina está aqui para oferecer muito mais do que apoio material; nós oferecemos acolhimento emocional e psicológico. Através de nossas orientações, buscamos proporcionar suporte a pacientes e familiares, ajudando-os a enfrentar com mais leveza os desafios impostos pelo diagnóstico e tratamento do câncer. Sabemos que cuidar da mente é essencial para o bem-estar durante essa caminhada, e nossa missão é estar ao lado de todos que precisam, oferecendo esperança e força", frisa.

A Saúde Mental também merece atenção

O Janeiro Branco, campanha que promove a saúde mental e emocional, também é uma oportunidade para ressaltar a importância do acompanhamento psicológico no tratamento. O diagnóstico de câncer traz não apenas desafios físicos, mas também emocionais, exigindo suporte psicológico constante para ajudar o paciente a lidar com o medo, a ansiedade e o sofrimento emocional. “A saúde mental desempenha um papel fundamental na recuperação e no enfrentamento da doença, sendo um fator de suporte essencial para o paciente e seus familiares”, pontua Carmem.

O apoio psicológico ajuda a fortalecer a resiliência e a proporcionar ferramentas para lidar com os desafios gerados pela doença. Além disso, o suporte emocional não beneficia apenas os pacientes, mas também seus familiares, que compartilham muitas vezes o peso emocional da jornada. O acompanhamento psicológico pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, contribuir para uma melhor adesão ao tratamento e auxiliar na construção de uma perspectiva mais positiva e equilibrada, mesmo diante das adversidades.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco