
Quadrilhas juninas do Piauí brilham em festivais estaduais e nacionais
O último fim de semana foi marcado por importantes conquistas para os grupos juninos do Piauí, que brilharam em dois grandes eventos: o XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas (Fequajupi) e o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste 2025.
O Fequajupi aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, no Quadrilhódromo de Parnaíba, integrando a programação oficial do São João da cidade. O evento reuniu as principais quadrilhas juninas do estado, em uma vibrante celebração da cultura nordestina.

A grande vencedora do festival foi a Quadrilha Explosão Estrelar, que apresentou o espetáculo “Promessa pra São João” — uma comovente narrativa inspirada na simbologia do Bumba Meu Boi, repleta de fé, amor e resistência. Com figurinos impecáveis, coreografias precisas e uma história que une tradição e modernidade, a quadrilha de Teresina encantou o público e conquistou os jurados.
A rainha da Explosão Estrelar, Jeciane Sousa, também foi destaque e recebeu o prêmio de Melhor Rainha do Piauí.
Na segunda colocação, também representando Teresina, ficou Luar do São João. O terceiro lugar foi para a Junina Lua de Prata, de Demerval Lobão. Em quarto lugar, ficou a Junina Lumiar seguida pela Rei do Cangaço, que ficou com a quinta posição, as duas quadrilhas são de Parnaíba.
Enquanto isso, fora do Estado, foi a vez da Quadrilha Luar do São João emocionar o público em Goiana (PE) durante o Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo Nordeste. Com o espetáculo “A Invenção do Matuto”, a quadrilha conquistou o 2º lugar geral, além do prêmio de Melhor Marcatriz, para Sheron Lumynes dando vida à Catirina em uma performance memorável.
A apresentação valorizou a figura do matuto nordestino como protagonista e inventor de uma rica diversidade cultural, exaltando elementos como o baião, o cordel, o xaxado, a arte santeira e as rendas, expressões que formam a identidade vibrante do povo do sertão.
As conquistas das quadrilhas juninas piauienses são fruto do talento, da dedicação e do apoio contínuo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio de programas como o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garantem recursos e fomento à produção cultural em todo o Piauí.
“As quadrilhas juninas são uma das expressões mais autênticas da nossa cultura popular. O Piauí tem se destacado nacionalmente graças ao talento dos nossos artistas e ao compromisso do Estado com políticas públicas de incentivo. Continuaremos fortalecendo esse movimento que orgulha o nosso povo e projeta o Piauí para o Brasil”, comenta Rodrigo Amorim, Secretário da Cultura.