
Projeto Maria da Penha nas Escolas capacita mais de 60 educadores
A Secretaria das Mulheres promoveu, nesta terça-feira, 11 de março, uma formação para mais de 60 educadores do Piauí, no âmbito do projeto "Maria da Penha nas Escolas". A coordenadora de educação da Sempi, Erika Ruth, explicou que o projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), visa expandir a qualificação dos educadores para fortalecer a rede de apoio às mulheres nesses territórios.
O projeto busca levar a ferramenta "Vamos" para as pedagogias alternativas do Piauí capacitando educadores e articuladores para identificar e agir em casos de violência dentro das escolas, além de promover a valorização das mulheres e o respeito às meninas por meio do conteúdo das disciplinas.
O evento de formação faz parte da Semana de Combate à Violência contra as Mulheres, prevista na Lei 14.164. Nesse contexto, o processo de conscientização e informação é direcionado primeiramente aos educadores, para que estes possam disseminar o conhecimento entre crianças e adolescentes.
A formação virtual reuniu representantes dos Organismos de Políticas para Mulheres de todo o Piauí, com o objetivo de capacitá-los para desenvolver ações nas escolas de seus municípios. O foco principal da iniciativa é disseminar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e implementar projetos que promovam a desconstrução do machismo entre meninos e meninas.