Teresina Entre Rios -

Projeto desenvolvido no Piauí é finalista de Prêmio Nacional de Sustentabilidade

O Projeto Teresina Entre Rios, patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), está entre os finalistas para concorrer o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23. Os vencedores serão anunciados na noite deste sábado (3), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O projeto foi executado no período de abril a julho deste ano, e fomentou as práticas esportivas e culturais na capital piauiense, além de chamar a atenção dos teresinenses e turistas sobre a importância dos rios Poti e Parnaíba.

Ações de educação ambiental, fomento ao empreendedorismo e empoderamento social, capacitação profissional para o ecoturismo, geração de emprego e renda, valorização da cultura, artesanato local e o uso do rio de forma ética e responsável, foram as atividades que contribuíram para que o projeto chegasse à grande final.

Foto: Geirlys Silva Projeto Teresina Entre Rios
Projeto Teresina Entre Rios

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, apoiar projetos importantes como esse é pensar no futuro, já que bons exemplos servem de inspiração. Ele deseja que os próximos gestores invistam em projetos voltados para práticas sustentáveis. “Estamos muito felizes. Me sinto orgulhoso e com a sensação de mais um dever cumprido em ter acreditado e ter contribuído com essa ideia tão bonita e importante que nos colocou nessa posição honrosa. O projeto é digno de aplausos e merece todo esse reconhecimento. Foi tratado do início ao fim com muita responsabilidade por todos os participantes. Certamente faz a diferença para o turismo brasileiro”, pontua o gestor.

Essa é a 10ª edição do prêmio e conta com três categorias, sendo elas: Operadoras associadas à Braztoa; parceiros de negócios; e parceiros institucionais. O processo de seleção levou em consideração o alinhamento envolvendo a ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.

Foto: Adrenaphotos Projeto Teresina Entre Rios
Projeto Teresina Entre Rios

“Poder estar aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, como finalista desta importante premiação nacional, é motivo de muita felicidade para todos nós envolvidos com o Desafio Teresina Entre Rios. Há 10 anos, a Braztoa premia as melhores inciativas que fomentam as práticas do turismo sustentável no Brasil e o Piauí está presente pela primeira vez, neste importante evento. Chegar até aqui, já é uma grande vitória para todos nós“, comemora Luciano Uchôa, idealizador do projeto que concorre na categoria Parceiros de Negócios.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e conta com apoios importantes, a exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Geirlys Silva Projeto Teresina Entre Rios
Projeto Teresina Entre Rios

Comentários