Programa de Gestão da Aprendizagem e Formação de professores serão ampliados em 2024
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido, nesta sexta-feira (1º), com equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Profissão Docente para dialogar sobre a capacitação dos profissionais da Educação Básica, por meio de formação continuada, para 2024.
Gestores e profissionais abordaram a estruturação para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Piauí, incluindo acompanhamento pedagógico e material didático, avaliação formativa e rede colaborativa.
Dentre as principais mudanças discutidas, que devem ser implementadas já no próximo ano, ficou definido que todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática que lecionam nas três séries do Ensino Médio participarão da formação e que o Programa de Recomposição da Aprendizagem será ampliado para todas as séries do Ensino Médio.
Além disso, a Seduc vai trabalhar a formação de professores da 1ª série do Ensino Médio em Ciências da Natureza para 2024.
O objetivo para 2024 é passar de 36.941 estudantes atendidos para mais de 100 mil assistidos. As reuniões de formação passarão a ser síncronas semanais voltadas para os professores regentes.
O projeto Recomposição da Aprendizagem integra o Acelera Seduc e consiste na realização de aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática. “É um grande programa de reforço, de complementação e de aprendizagem nessas disciplinas que, inclusive, são aquelas cobradas na prova do SAEB, que nos dá o resultado do Ideb. O Recomposição da Aprendizagem constrói um caminho muito bem definido para o alcance dessas metas”, finaliza Washington Bandeira.