PGE -

Procuradores do Piauí participam de reuniões sobre atuação da advocacia pública no país

A cidade de Salvador, capital da Bahia, sediou, nesse fim de semana, quatro encontros, simultâneos, envolvendo procuradores de Estado de todo o país. Do Piauí, estiveram presentes Victor Lima, procurador-geral adjunto para assuntos administrativos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que esteve representando o procurador-geral do Estado, Pierot Júnior; e Plínio Clerton, chefe da Procuradoria do Meio Ambiente.

Foto: GOVERNO DO PI

Entre os eventos, destaque para a reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF (Conpeg), que de forma colegiada firmou protocolo de intenções com a Advocacia-Geral da União (AGU). O objetivo do acordo é a articulação conjunta para desenvolvimento de programas de colaboração nas áreas de atuação da advocacia pública. O documento foi assinado pelo ministro da AGU, Jorge Messias, que esteve presente ao encontro.

Paralelo a essa reunião, ocorreu o Fórum dos Procuradores-Gerais do Nordeste, que serviu para a troca de experiências, debate de questões comuns aos estados e deliberações conjuntas sobre algumas medidas das instituições. Em pauta, as implicações da nova Lei de Licitações, a institucionalização da relação entre as PGEs e o Consórcio Nordeste, e as inovações em tecnologia e governança nas procuradorias gerais.

“Considero muito importante os encontros, tendo em vista que é de interesse comum de todas as Procuradorias-Gerais do Brasil estabelecer uma relação fortalecida entre a União e os Estados, principalmente os nordestinos pela similitude existente. Aqui percebemos problemas comuns e a partir daí tiramos, também, soluções parecidas para todos”, pontuou Victor Lima, representante do PGE do Piauí.

Outros dois encontros ainda foram realizados na capital baiana: I Seminário da Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Renagei) e Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs e do DF (Fonace). Os dois eventos buscaram promover o alinhamento e interesses comuns a todas as unidades da federação.

“Foi um verdadeiro brain storm (chuva de ideias). Tivemos oportunidade de contato com novas tecnologias e muita inovação. Conhecemos as experiências dos outros estados que foram vitoriosas e, como estamos num período de transição, precisamos pensar numa solução tecnológica. Mas, é imprescindível convencer os colegas que a mudança tem que se iniciar no íntimo de cada indivíduo”, analisou o procurador Plínio Clerton.

O próximo encontro da Conpeg já está agendado para o dia 19 de maio, em Maceió, capital de Alagoas.

Foto: GOVERNO DO PI
Foto: GOVERNO DO PI

Fonte: Governo do PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco