Coordenado pela Semcaspi -

Prefeitura lança programa Vila Bairro Segurança

A Prefeitura de Teresina vai lançar, na próxima sexta-feira (15), o programa Vila Bairro Segurança, coordenado pela Semcaspi - Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas. O evento começa às 16h, no Teatro do Boi, bairro Matadouro, zona norte. O projeto tem como objetivo fortalecer a política de segurança municipal, promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis, e aumentar a sensação de segurança da população.

Inicialmente, o programa ocorrerá nos 13 bairros que formam o Parque Ambiental Lagoas do Norte, que, juntos, contam com 92.016 habitantes. O Vila Bairro Segurança terá 10 ações articuladas, divididas em duas frentes de atuação: a prevenção, que aborda os níveis primário, secundário e terciário; e a proteção, com ações articuladas nas três instâncias – municipal, estadual e federal.

O evento marca também a assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público, Governo do Estado e suas secretarias; Prefeitura e respectivas secretarias. Será assinado também o decreto que cria o Comitê Municipal Integrado de Prevenção à Violência na capital. “O Vila Bairro Segurança é a parcela de contribuição que a Prefeitura quer dar no que toca à luta contra a violência. Nós sabemos da necessidade de integração das políticas públicas nessa área e temos caminhado com vários setores, visando o fortalecimento do projeto”, garante o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira.

“Fizemos toda uma trajetória, articulando vários projetos de proteção, mas também de educação e de pesquisa na área de segurança. O Vila Bairro Segurança se propõe a dialogar com a cidade e com seus cidadãos, com relação à prevenção e repreensão à criminalidade, contribuindo com a segurança em nossa cidade e o bem-estar da população”, complementa Samuel Silveira.

Dentre os 10 projetos que integram o Vila Bairro Segurança, dois já iniciarão no mês de setembro, desenvolvendo atividades para coibir ações criminosas na capital: o “Teresina Protege” e a “Operação Blitz Sufoco”. O Teresina Protege pretende realizar operações em um raio de 100 metros dos bares com registros de homicídios na região do entorno do Lagoas do Norte. A ação se deve a um estudo de mapeamento realizado pela Semcaspi no período de 2013-2016, que indicou um aumento no número de homicídios ocorre no entorno de bares, com mais frequências nos dias de quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Ainda segundo o estudo, a maior parte dos homicídios foram de jovens menores de idade. Por isso, a equipe vai dispor de representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público (47º Promotoria – Infância e Juventude), do Juizado da Infância e da Juventude, da SDU/Centro Norte, da Guarda Municipal e da Polícia Militar no Teresina Protege.

Já a Operação Blitz Sufoco é um projeto de desarmamento e controle de condutores embriagados também nos treze bairros que se localizam na região do Lagoas do Norte. As operações vão contar com a Guarda Municipal, com a equipe de Fiscalização do Strans e com a Polícia Militar. “Vamos começar com uma ação piloto para testar sua filosofia e seus resultados. A ideia central é fazer uma atuação integrada na área social, especialmente voltada para a juventude, com importantes ações urbanas. Nossa proposta é integrar, também, ações de segurança feitas pelo Estado, pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal”, declara o prefeito Firmino Filho.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco