Logística internacional -

Porto de Luís Correia será utilizado para escoamento de minério de ferro extraído em Piripiri

O compromisso do Governo do Piauí em concluir a dragagem do canal de acesso ao Porto de Luís Correia até dezembro despertou o interesse da empresa de logística internacional Ashley Global e da mineradora Lion Mining em utilizar a nova estrutura para a exportação de minério de ferro extraído das jazidas de Piripiri. 

Nesta quinta-feira (1º/06), a diretora presidente da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI), Cristina Araújo, e o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, se reuniram com os empresários Jader Fernandes, da Lion Mining, e Idemaro Prazeres, da Ashley Global, para discutir ações efetivas relacionadas às futuras exportações. Em seguida, os investidores fizeram uma visita técnica ao local do porto, acompanhados por uma embarcação da Marinha do Brasil.

Foto: AscomPorto de Luís Correia será utilizado para escoamento de minério de ferro extraído em Piripiri
Porto de Luís Correia será utilizado para escoamento de minério de ferro extraído em Piripiri

A proposta dos empresários é iniciar as exportações de minério proveniente das jazidas de Piripiri, utilizando o canal de acesso do terminal pesqueiro. A carga seria transbordada para um navio de grande porte que ficaria ancorado a sete milhas da costa. Cristina Araújo explicou que o Piauí está atraindo empresas interessadas em investir, sendo a Ashley Global a primeira a manifestar interesse em ser uma das operadoras de um terminal de minérios no estado.

A presidente da Porto PI destacou que essa nova demanda reforça o estímulo do Governo do Estado em relação aos estudos para identificar um local apropriado para a instalação de um terminal de minérios, como parte da próxima fase da construção do Complexo Portuário de Luís Correia. Ela ressaltou o empenho do Governo em avaliar essa nova demanda empresarial e buscar uma solução viável para esse novo projeto.

As obras do Porto de Luís Correia, incluindo o Terminal Pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu, têm previsão de conclusão em dezembro deste ano, conforme anunciado pelo governador Rafael Fonteles durante a assinatura da ordem de serviços para o início das obras em 25 de maio. O investimento total será de R$ 90 milhões, o maior já realizado pelo Governo do Estado em uma obra pública.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco