
Piauí Saúde Digital é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025
O programa Piauí Saúde Digital é um dos seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, que visa promover mudanças positivas na gestão pública, reconhecendo boas iniciativas estaduais que podem ser replicadas em outras unidades da Federação. O prêmio é promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Ao todo, foram examinadas mais de 334 políticas públicas inscritas. A banca de seleção classificou 12 boas práticas semifinalistas para o Prêmio Excelência em Competitividade 2025. Dentre essas doze, foram selecionadas seis finalistas, das quais três sairão vencedoras. O anúncio das vencedoras acontecerá no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025.
Criado em 2023, o Piauí Saúde Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, Sesapi, para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio da telemedicina. Disponível nos 224 municípios piauienses, o programa oferece consultas com clínico-geral 24 horas por dia, além de dez especialidades médicas e dois atendimentos multiprofissionais.
“Nossa meta é garantir que todo cidadão, em qualquer parte do Piauí, tenha acesso rápido e de qualidade a serviços médicos. Ser finalista deste prêmio é o reconhecimento de um trabalho que une tecnologia, gestão eficiente e compromisso com as pessoas”, afirma o superintendente de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde(Sesapi), Dirceu Campelo.
Desde o lançamento, já foram realizados quase 700 mil procedimentos, com tempo médio de espera de até uma semana. Além de estar presente em mais de 1.100 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Piauí Saúde Digital também está na palma da mão, por meio do celular. Na versão mobile, o aplicativo oferece consultas com clínicos-gerais e possibilita a checagem da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Devido aos resultados alcançados, o Piauí Saúde Digital tem se destacado nacionalmente como referência em saúde pública. A iniciativa é considerada modelo pelo Ministério da Saúde e tem servido de referência para outros estados brasileiros e até mesmo para países interessados em replicar o programa, por democratizar o acesso a atendimentos médicos em tempo hábil, mesmo em áreas remotas.
“Estar entre os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade é um reconhecimento nacional da eficiência do programa. Mais do que um prêmio, é uma validação de que estamos inovando com responsabilidade e entregando resultados reais para a população piauiense”, destaca o diretor da Unidade de Saúde Digital (DUSD) da Sesapi, Gabriel Mauriz.
Fonte: Governo do Piauí