
Piauí quer ampliar rede de cuidados para apoiar mulheres e crianças
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou nesta terça-feira (01/07) de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, para tratar da construção da Política Estadual de Cuidados. O encontro contou também com a presença da secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria José da Silva.

Entre os temas debatidos, destacou-se o projeto das Cuidotecas — espaços de acolhimento noturno para crianças, que permitem que mães possam trabalhar ou estudar com segurança. A proposta integra uma agenda nacional que reconhece o cuidado como um direito e uma responsabilidade coletiva.
Zenaide Lustosa ressaltou que a construção dessa política representa um avanço para o desenvolvimento social. “Estamos discutindo um novo modelo de organização dos cuidados, em parceria entre o governo federal, estados e municípios. Essa função, majoritariamente exercida por mulheres, precisa ser valorizada com ações concretas. No Piauí, já temos iniciativas como o Pacto pelas Crianças e a implantação de brinquedotecas em escolas e municípios, em parceria com a Secretaria de Educação”, afirmou.
Zenaide também ressaltou a importância da articulação integrada: “Além do cuidado, o Ministério do Desenvolvimento Social trabalha junto com o Ministério das Mulheres na qualificação profissional. São várias políticas interligadas que estamos discutindo aqui em Brasília para fortalecer ainda mais a política estadual do Piauí.”
O Ministério do Desenvolvimento Social prevê, até o final de julho, o lançamento de um edital para as capitais apresentarem projetos para implantação das Cuidotecas, ampliando as ações voltadas para essa pauta.
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) reafirma seu compromisso contínuo com a promoção e fortalecimento das políticas de cuidados no Piauí, reconhecendo a importância de garantir direitos, apoiar as mulheres cuidadoras e fomentar a autonomia e o desenvolvimento social no estado. Para isso, conta com a sua Coordenação de Políticas de Cuidados, que atua de forma dedicada na construção e implementação dessas ações essenciais.
A Secretaria seguirá atuando de forma integrada com os governos federal, estadual e municipal para assegurar que essas políticas sejam efetivamente implementadas e ampliadas, promovendo justiça social e igualdade para todas as mulheres piauienses.
Fonte: Governo do Piauí