Piauí lança sistema JuLIA, que facilita acesso à justiça para mulheres vítimas de violência
Nesta segunda-feira (25/11), a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou do lançamento do módulo Sentinela do sistema JuLIA – Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial. Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o sistema visa facilitar o acesso à justiça para mulheres vítimas de violência doméstica.
Através da tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta permite que mulheres em situação de violência doméstica ou familiar solicitem medidas protetivas diretamente pelo WhatsApp. Em conformidade com o artigo 19 da Lei Maria da Penha, a JuLIA possibilita que as vítimas busquem a Vara competente de forma rápida e sem a necessidade de passar por uma delegacia ou contratar um advogado.
"A JuLIA representa um avanço significativo no atendimento às mulheres em situação de violência. Ao lado de outras iniciativas como o Maria e o Boot do 'Ei, mermã, não se cale', essa ferramenta fortalece a rede de apoio e proteção no estado", afirmou a secretária Zenaide Lustosa.
Para ter acesso à ferramenta e utilizar suas funcionalidades, basta enviar uma mensagem ao número da JuLIA: (86) 98128-8015.
Outros canais de ajuda e denúncias
Em situações de violência doméstica e familiar, acione a rede de proteção às mulheres através do 0800 000 1673 'Ei, mermã, não se cale!' ou Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher.
Além disso, a vítima pode se dirigir à Casa da Mulher Brasileira de Teresina, localizada na Av. Roraima, 2563, bairro Aeroporto. Em outros municípios, deve procurar o CRAS, CREAS, UBS e Delegacias.