
PF indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso de Bruno Pereira e Dom Phillips
O ex-presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, foi indiciado pela Polícia Federal (PF), por omissão ao não ter tomado providências para combater a insegurança gerada pelos conflitos na região amazônica, os quais resultaram nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, conforme noticiado no Ciência Política.
O caso aconteceu no ano passado, em 2020, e ganhou repercussão no Brasil e no mundo. Bruno Pereira e Tom Phillips foram mortos no Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, que fica no Amazonas.
Para a Polícia Federal, o ex-presidente da FUNAI recebeu várias notificações sobre os perigos da região, principalmente após a morte de um servidor da Funai identificado como Marciel dos Santos. Ele recebeu vários informes de que a violência na região estava tomando proporções incontroláveis, mas não tomou nenhuma providência.
Ainda para a Polícia Federal, Marcelo Xavier, agiu com dolo eventual, desta forma, assumiu os riscos e, ao assumir os riscos, vai responder por dolo eventual.