Caatinga -

Parque Nacional da Serra da Capivara comemora 45 anos com distribuição de mudas de árvores

Em comemoração aos 45 anos de sua fundação, o Parque Nacional da Serra da Capivara celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira (05/6) com uma série de atividades que incluíram o lançamento de um novo programa de educação ambiental e a distribuição de mudas de árvores nativas da Caatinga. A celebração reuniu dezenas de turistas, moradores locais e estudantes das escolas públicas da região, na sede do parque.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição da Coleção Botânica, organizada pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e receberam mudas de espécies nativas como aroeira, angelim, angico e umbuzeiro. "Montamos o viveiro e já temos mais de 800 mudas para doação, para que as pessoas possam fazer o reflorestamento nas comunidades, nas cidades e na própria Serra da Capivara", afirmou Marian Helen, chefe do parque.

As festividades começaram no dia anterior, (04/6), com o início das aulas do curso de Líderes em Turismo de Aventura. Este curso presencial, com carga horária de 40 horas, é voltado para guias e condutores de turismo de natureza, com o objetivo de estabelecer padrões de atendimento ao turista alinhados às mais recentes diretrizes e normas vigentes.

Foto: Reprodução/Agência Gov ( Foto: Gustavo Negreiros/ICMBio).

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sudeste do Estado do Piauí, abrange uma área de mais de 100 mil hectares, incluindo os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Além de proteger a fauna e a flora, o parque preserva um dos mais significativos conjuntos de monumentos arqueológicos das Américas, com mais de 400 sítios catalogados, muitos dos quais abrigam antigas pinturas e gravuras rupestres, evidenciando vestígios da presença humana no continente.

Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara também foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 1993.

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco