Foco na segurança · 28/04/2021 - 10h12

Parque Lagoas do Norte recebe gradeamento para proteger frequentadores


Compartilhar Tweet 1



O Programa Lagoas do Norte está implementando gradeamento em algumas áreas do Parque Lagoas do Norte com a finalidade de proteger tanto os frequentadores, praticantes de atividades físicas, como os equipamentos públicos que pertencem ao parque.

Ao longo de sua existência, o parque vem sendo alvo constante de ação de vândalos e criminosos, com mais de 90 boletins de ocorrência registrados no 7º Distrito Policial sem que nenhuma atitude tenha sido tomada para responsabilizar os culpados.

“Diante de tantas ações criminosas contra o patrimônio público e os frequentadores, o alto gasto com manutenção, foi pesquisada e planejada essa obra de gradeamento do parque. Ela está orçada em R$ 1,123 milhão e deve ser finalizada ainda neste primeiro semestre”, explica Bruno Quaresma, diretor geral do programa.

Com extensão linear de 1.900 metros e 28 portões para que a população possa acessar todos os equipamentos sem precisar se deslocar muito, o gradio foi projetado para proteger apenas as áreas em que estão localizados os equipamentos, ficando livres aquelas em que as margens das lagoas estão próximas dos passeios e ruas. Assim, a população poderá continuar contemplando a beleza das lagoas.

A experiência da Prefeitura com a construção de parques indica que aqueles que são gradeados ofertam segurança e, por isso, são mais frequentados, a exemplo do Parque da Cidadania, Parentão, Parque da Cidade, Parque do Mocambinho e até praças, como a Praça dos Eucaliptos, no bairro Acarape. Ao longo do tempo tem se observado que a população sente-se segura nesses espaços e a incidência de crimes é quase nula.


Fonte: PMT

Comentários