
Parceria entre SSP-PI e universidades gera resultados positivos na Segurança Pública
A parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí(SSP-PI) e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem gerado resultados positivos na área de Segurança Pública.
Através do projeto DataSSP, bolsistas, estudantes, mestres e doutores trabalham em conjunto com a SSP-PI para transformar dados em conhecimento e subsidiar políticas públicas mais eficientes, como explica o Delegado João Marcelo.
“O DataSSP, é um projeto do secretário Chico Lucas, um núcleo de pesquisa avançada em segurança pública, e nós temos um convênio já, nós temos um convênio com a Universidade Federal do Piauí, e esse convênio, ela abrange três áreas do conhecimento, quatro, na verdade, estatística, matemática, geoprocessamento e tecnologia da informação. São bolsistas, estudantes, mestres, doutores, que vêm para dentro da Secretaria de Segurança e trabalham esses dados. Pegam esse amontoado de dados que você viu e transformam em conhecimento. Isso também serve para criticar os dados. À luz da academia dizer: você está fazendo dessa forma”, explicou o João Marcelo.
A parceria entre SSP e instituições acadêmicas já gerou bons resultados, contribuindo para políticas de segurança pública baseadas em evidências, com operações que se provaram eficientes, como relata o delegado João Marcelo: “Por exemplo, aquela 'Operação Silêncio e Paz', ali foi fruto de um estudo que a gente fez. Foi uma decisão do secretário, mas subsidiada por dados. O secretário pediu um estudo de correlação entre homicídio, perturbação do sossego público e bares em Teresina. Nós fizemos um estudo geoestatístico e demonstramos que há uma correlação, que é preciso você trabalhar essa vertente de silêncio e paz".
"Eu podia resumir tudo isso, dizendo, é a segurança pública baseada em evidência. Você faz sua política de segurança por base em evidência, não no achismo, em retórica. Existe uma correlação entre homicídios, perturbação do sossego e funcionamento de bares irregulares? Existe, tem que combater. Esse foi fruto desse projeto com a Universidade Federal. Eles fizeram os estudos" finalizou o Delegado.