-

Painel instalado no Pleno do TJ-PI pode ser da artista Marianne Perreti, afirma pesquisadora

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) pode ter em seu acervo estrutural uma obra da artista plástica Marianne Perreti, única mulher a compor a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, na construção de Brasília.

O painel está instalado no Pleno do TJ-PI e passa a ser estudado pela Pesquisadora de Arte Tactiana Braga, piauiense estudiosa da obra de Marianne Perretti. Para a pesquisadora, caso a autora da obra seja mesmo Marianne Perreti, Teresina passa a contar com uma obra importantíssima para sua arte.

“Hoje fizemos uma visita técnica ao TJ-PI após ter acesso às anotações da artista plástica Marianne Peretti e descobrir que ela tinha uma obra no Tribunal de Justiça do Piauí. Estivemos analisando a obra no plenário da Corte e ela não tem assinatura, mas pelo que vimos, ela nos sugere, indica, uma grande possibilidade de ser uma obra da artista Marianne Perretti, que é uma referência da arte moderna integrada à arquitetura. Teresina começa, então, a descobrir que tem uma obra de grande importância para a arte moderna universal, para a arte moderna brasileira. Ter uma obra de Marianne aqui na cidade é motivo de muita felicidade e alegria para todos nós e para quem ama a arte moderna”, destacou a Tatiana Braga.

Tactiana Braga tratou do assunto na manhã desta quarta-feira (12/01) com o presidente do TJ-PI, Desembargador Oliveira, em reunião na presidência. Ela esteve acompanhada de integrantes da Secretaria de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI (SENA), Otávio Nogueira, Sanderland Ribeiro e Indira Matos.

CONHEÇA A ARTISTA MARIANNE PERRETI

Marie Anne Antoinette Hélène Peretti, conhecida como Marianne Peretti (Paris, 13 de dezembro de 1927), é uma artista plástica franco-brasileira. Vive em Pernambuco, estado natal de seu pai. É a mais importante vitralista do Brasil, e foi a única mulher a integrar a equipe de artistas da construção de Brasília.

Estudou desenho e pintura e ilustrou livros e revistas em sua cidade natal. Foi na 5ª Bienal de São Paulo que ela obteve o prêmio de melhor capa de livros com a ilustração de “As Palavras”, de Jean-Paul Sartre.

 

Fonte: TJ-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco