Padre é afastado pela Arquidiocese de Teresina por ‘comportamento inadequado’
A Arquidiocese de Teresina anunciou o afastamento de um padre da diocese, em razão de "comportamento inadequado". A decisão foi comunicada por meio de uma nota oficial, assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, e pelo chanceler da Arquidiocese.
A nota não detalha o comportamento que motivou o afastamento, mas enfatiza o compromisso da Igreja com a ética e a conduta moral dos seus membros. O documento também expressa a importância de manter a confiança dos fiéis e a responsabilidade da Igreja em tomar medidas cabíveis diante de situações que comprometam esses valores.
O padre afastado é Jardel Moreira dos Reis, que já havia sido afastado de suas atividades eclesiásticas em 2020. Na época, a igreja informou que havia recebido uma denúncia contra ele, então pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina. A denúncia de 2020 foi feita pela família de um adolescente e levada diretamente ao conhecimento do então arcebispo de Teresina, Dom Jacinto de Brito Sobrinho.
Atualmente, o padre Jardel permanece afastado por tempo indeterminado, enquanto aguarda o parecer de Roma sobre o caso. O processo está sendo conduzido sob segredo pontifício.