Piadas e preocupações -

Onda de calor causa reações nas redes sociais

A intensa onda de calor que está afetando 15 estados brasileiros e o Distrito Federal tem gerado diversas reações nas redes sociais. Enquanto alguns usuários optam por fazer piadas e compartilhar memes, outros expressam preocupação e compartilham dicas sobre como lidar com as altas temperaturas. Espera-se que o calor persista até a próxima sexta-feira (17/11). As informações são do SBT News.

Foto: ReproduçãoOnda de calor causa reações nas redes sociais
Onda de calor causa reações nas redes sociais

No X (antigo Twitter), uma busca rápida pelo termo "calor" deixa claro que nos últimos dias esse foi o assunto de muita gente. No perfil Tudo acontece no Rio de Janeiro, por exemplo, um vídeo de banhistas na praia do Arpoador, na noite de domingo (12/11), viralizou. A publicação original foi feita pela Joyce, no Tik Tok, e tem mais de 1 milhão de visualizações registradas até esta terça-feira (14/11).

Ainda na plataforma de compartilhamento de vídeos, perfis incentivam os usuários a levarem água gelada para cachorros de rua e outros mostram imagens de ovos sendo fritos no asfalto. O Henrique Soares, do Espírito Santo, publicou um vídeo em que está deitado no chão, em plena sala de aula, em que diz: Pov [ponto de vista]: você estuda no ES e tá fazendo 40 graus.

Há também quem compartilhe dicas de como lidar com o calorão. A Kathia Gomes, em seu perfil no X, compartilhou um vídeo ensinando a fazer um "ar-condicionado de pobre". Nele, um pano molhado é preso na grade do ventilador para ajudar a refrescar o ambiente.

Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e doutora em neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez uma série de publicações no X, com dicas para lidar com as altas temperaturas. Ela alerta que em casos de tontura, fraqueza, sede intensa ou dor de cabeça, é necessário procurar ajuda profissional.

Isaac Schrarstzhaupt, doutorando em Epidemiologia pela USP, fez um fio explicando que em momentos extremos, como é o caso dessa nova onda de calor, as pessoas precisam se questionar se estão preparadas para passar por imprevistos, que tem maior probabilidade de acontecer justamente durante esses eventos.

Entre as perguntas que ele coloca como essenciais, estão:

- Estou preparado caso a geladeira pare de funcionar? 
- Caso a distribuidora de energia não aguente a demanda, estou preparado para ficar cinco dias sem energia?

Comentários

Trabalhe Conosco