Deputada pode ser condenada -

Nunes Marques suspende julgamento de Carla Zambelli no STF ao pedir vista do processo

O julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso nesta segunda-feira (24/03) após o ministro Nunes Marques pedir vista do processo. A parlamentar pode ser condenada a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguir, armada, o jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022.

Foto: ReproduçãoNunes marques
Nunes marques

Com o pedido de vista, Nunes Marques terá até três meses para analisar o caso antes de apresentar seu voto. Após esse prazo, o julgamento será retomado, com nova data a ser definida pelo presidente da Corte, ministro Roberto Barroso.

Mesmo com a suspensão, o ministro Cristiano Zanin adiantou que seguirá o relator, Gilmar Mendes, que votou pela condenação. Até agora, todos os ministros que se manifestaram defenderam pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato da deputada.

Zambelli responde por porte ilegal de arma de fogo, crime com pena de 2 a 4 anos de reclusão, e constrangimento ilegal com uso de arma, cuja pena varia de 6 meses a 2 anos de detenção. Os ministros reforçaram que a cassação do mandato deve ocorrer apenas após o trânsito em julgado do processo.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e, antes da interrupção, estava previsto para ser concluído na sexta-feira (28/03).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco