
Nova identidade já foi emitida para mais de 4,2 milhões de idosos no Brasil
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o número do CPF como identificação única, já foi emitida para mais de 4,2 milhões de idosos em todo o Brasil. No total, mais de 27,7 milhões de brasileiros já possuem o novo documento. A CIN tem como objetivo aumentar a segurança, evitar fraudes e facilitar o acesso a serviços, especialmente digitais. A primeira via é gratuita, e todos os cidadãos têm até 2032 para realizar a troca.

Idosos como Rosanne Assreuy e Clodomir Rosa relataram experiências positivas com a emissão da nova carteira. Rosanne destacou a praticidade de ter apenas um número válido em todo o território nacional, enquanto Clodomir, com 97 anos, reforçou que o novo documento resolveu problemas com a identificação em aeroportos. Ambos indicaram a atualização como um passo importante para facilitar a vida e o acesso a serviços públicos.
Segundo o MGI, a CIN é válida por tempo indeterminado para quem tem mais de 60 anos. A adoção do documento também fortalece o uso da plataforma GOV.BR, oferecendo acesso a serviços federais com maior segurança digital. Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro lideram as emissões entre idosos. O governo incentiva que a população se atualize para aproveitar os benefícios da nova identidade.
Fonte: Agência Gov