Nintendo processa estúdio de Palworld por violação de patentes
Na noite de quarta-feira (18/09), a Nintendo divulgou um comunicado informando que estaria processando a PocketPair – o estúdio por trás de Palworld – por infração de patentes.
Palworld foi lançado em janeiro e, por um tempo, tornou-se um grande sucesso na indústria de games. O jogo combina elementos de Pokémon com mecânicas variadas, incluindo multiplayer online, combate em tempo real e até uso de armas. No entanto, desde o início, muitos perceberam que diversos “Pals” no jogo eram estranhamente semelhantes a alguns dos monstros da franquia.
Naquela ocasião, a Nintendo afirmou que estava ciente da situação e já havia iniciado uma investigação. Oito meses depois, a resposta se concretizou na forma de um processo por violação de patentes – o que sugere que a empresa possui todos os argumentos necessários para uma possível vitória judicial, considerando seu histórico.
A PocketPair se manifestou, afirmando não ter conhecimento de qualquer violação de patentes. O estúdio japonês declarou que irá enfrentar a Nintendo no tribunal “para assegurar que desenvolvedores independentes não sejam impedidos ou desencorajados de explorar suas ideias criativas”.
Para o público em geral, as semelhanças entre Palworld e a franquia Pokémon não justificam o processo, mas a Nintendo não detalhou quais patentes teriam sido infringidas. Sabe-se apenas que algumas criaturas do jogo foram criadas a partir de modelos 3D oficiais da Pokémon Company, com apenas pequenas alterações no design. Contudo, o problema parece envolver outras questões.
No início do ano, Palworld atraiu bastante atenção e conquistou uma grande base de jogadores, alcançando mais de 2 milhões de usuários jogando simultaneamente em janeiro. Lançado inicialmente para PC, o jogo recebeu posteriormente uma versão para Xbox Series, mas seu período de sucesso foi restrito à época do lançamento.
Fonte: Portal do Nerd