Houve chuvas significativa -

Nas próximas horas, o Rio Poti em Teresina pode atingir o nível de atenção

O relatório emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta manhã de quinta-feira (4/04), informou que houve chuvas significativas nas últimas 24 horas em toda a bacia do Parnaíba, especialmente na região norte e centro-norte, o que resultou no aumento dos volumes dos rios monitorados: Parnaíba, Poti, Marathaoan e Longá.

Foto: GoogleGoogle
Google

Atualmente, o rio Marathaoan, em Barras, está em estado de alerta, com o nível em ascensão, assim como o rio Longá, em Esperantina, que entrou em alerta no início desta manhã. Em Teresina, os rios Parnaíba e Poti estão em elevação, com o rio Poti se aproximando do nível de atenção nas próximas horas. Em Luzilândia, o rio Parnaíba permanece em estado de atenção. Nas demais cidades monitoradas, a situação é de normalidade. Segundo a CHESF, a Barragem de Boa Esperança está com 87,64% de seu volume útil e a vazão descarregada é de aproximadamente 250 m³/s.

Em Teresina/PI e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,91 m, prevendo-se um aumento nas próximas horas, mantendo-se em situação normal, com a cota prevista em torno de 4,45 m.

A cota atual do rio Poti, medida na estação Fazenda Cantinho II, em Teresina, é de 7,31 m, com previsão de aumento para cerca de 8,65 m nas próximas 10 horas, entrando em situação de atenção.

Dada a situação atual, o CPRM solicita que os órgãos responsáveis permaneçam em alerta, acompanhando de perto a evolução da situação. Além disso, é importante estar atento ao aumento do nível do rio Poti em Teresina, que poderá alcançar o nível de atenção nas próximas horas.

As previsões apresentadas neste boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes a eles. Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco