Coordenado pelo Governo -

Mutirão de catarata já realizou mais de 40% das cirurgias programadas para 2024

Em um intervalo de apenas dois meses, o mutirão de catarata, coordenado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já concluiu mais de 40% dos aproximadamente 28 mil procedimentos planejados para pacientes de todo o Piauí ao longo do ano de 2024. As informações são do Governo do Piauí.

Foto: Governo do estado do PiauíGoverno do estado do Piauí

Lançado, no último mês de abril, pelo governador Rafael Fonteles, o mutirão já possibilitou a realização de 14.486 consultas oftalmológicas e 11.588 cirurgias de catarata em pacientes de diversos municípios piauienses.

“Essa é uma iniciativa que amplia o acesso da população piauiense a um procedimento muito importante, que proporciona mais qualidade de vida”, enfatiza o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

A catarata é causada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio da cirurgia, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

As cirurgias e consultas estão sendo realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada regional de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco