"Vitorioso" -

Mulher encontra jabuti vivo após 10 anos 'enterrado' no piso de sua casa

A aposentada Luiza Coelho da Cruz Aguiar, de 65 anos, jamais imaginou que a simples tarefa de resolver uma infiltração em sua residência se tornaria uma história inusitada. Ao realizar uma obra na casa onde mora, em Itacajá (TO), Luiza e seu pedreiro encontraram, no dia (07/02), um jabuti que havia ficado preso debaixo do piso por cerca de 10 anos. O animal, que foi batizado de "Vitorioso", sobreviveu todo esse tempo sem a menor explicação de como chegou ali.

Foto: Reprodução/ Instagram.

Luiza notou que três cerâmicas no local estavam inchadas e acreditou que a infiltração estivesse ali. Ao pedir ao pedreiro para quebrar o piso, ela jamais imaginou o que iria encontrar. A cada martelada, o jabuti foi surgindo aos poucos, até que ficou completamente visível. Surpresa, a aposentada se disse incrédula, relatando que nunca tinha criado um jabuti e que não sabia como ele poderia ter chegado até ali.

Ela acredita que o animal tenha sido trazido junto com o cascalho utilizado para aterrar a casa há cerca de 10 anos. O jabuti, que apresenta uma deformação no casco, provavelmente ficou comprimido sob a cerâmica durante todo esse tempo.

Luiza tem se dedicado a cuidar do animal, embora não saiba ao certo os cuidados necessários para um jabuti. Ela já entrou em contato com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), solicitando o resgate do animal, e está aguardando orientações.

A história do jabuti “Vitorioso” rapidamente se espalhou pela cidade de Itacajá, com vizinhos, estudantes e professores procurando Luiza para conhecer o animal que viveu por tanto tempo enterrado. Para ela, o nome escolhido para o jabuti é adequado, pois considera que o animal foi “vitorioso” por ter sobrevivido a uma situação tão improvável.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco