Hospital de Bom Jesus -

MP-PI recomenda funcionamento de UTI somente após pendências serem sanadas

O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas no Acompanhamento da Covid-19 de Bom Jesus, promoveu mais uma inspeção virtual no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado no município de Bom Jesus. O trabalho foi realizado na manhã desta segunda-feira (14/09), por videoconferência.

Durante a reunião, os membros do Ministério Público Estadual constaram que ainda existem pendências imprescindíveis para o regular e seguro funcionamento do serviço de Terapia Intensiva. Os Promotores de Justiça cobram da SESAPI e da direção do hospital a regularização da situação e externaram preocupação, uma vez que o Estado deseja fazer a inauguração no fim desta semana.

Finalizados os debates da reunião, ficou acertado que até a próxima quinta-feira (17), a direção do hospital e a Sesapi devem encaminhar ao Grupo Regional de Bom Jesus as cópias do termo de responsabilidade técnica pelo serviço pela UTI, da escala dos profissionais que trabalharão na UTI, dos contratos firmados e dos procedimentos licitatórios para prestação dos serviços de tomografia computadorizada e de hemodiálise.

Os Promotores de Justiça recomendaram, durante a reunião, que a gestão do hospital e a Sesapi só inaugurem os novos leitos de UTI quando completa a equipe de profissionais, os insumos e equipamentos necessários e dispor do serviço de hemodiálise para garantir um atendimento seguro e resolutivo à população da região sul do Estado.

Outra pendência que a gestão do hospital ficou de resolver é a instalação do transformador de energia elétrica para atender os leitos de UTI.

Participaram do encontro de trabalho os promotores de Justiça Gilvânia Viana, Roberto Monteiro, José Sérvio, Gérson Gomes, integrantes do Grupo Regional de Bom Jesus, e Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS); os médicos do Ministério Público Viviane Martins e Celso Pires Filho; o diretor-geral do Hospital de Bom Jesus, Helder Meneses; além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Fonte: MP-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco