
Moraes assina acordos com PF e AGU contra desinformação nas eleições
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assinou nesta quarta-feira (03/04) acordos de Cooperação Técnica entre o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU). Esses acordos fortalecem a união de órgãos para combater as fake news durante as eleições. Com informações do Metrópoles.
Durante a cerimônia, realizada no Ciedde em Brasília, Moraes enfatizou o papel da Justiça Eleitoral em garantir que o eleitor exerça seu voto de forma livre, sem ser influenciado por notícias falsas. Ele destacou que o combate à desinformação é fundamental para defender o processo democrático.
O presidente do TSE também anunciou o lançamento de um protocolo de ações com todos os órgãos envolvidos no Ciedde, visando uma atuação coordenada e eficiente. Ele ressaltou que as Big Techs também foram convidadas a contribuir para esse protocolo.
O Ciedde, inaugurado recentemente, reúne esforços de diferentes instituições para combater a desinformação e as deepfakes durante as eleições. Além disso, atuará no enfrentamento de discursos de ódio e antidemocráticos no âmbito eleitoral. Ministério da Justiça, Ministério Público Federal, Anatel e OAB também assinaram acordos para contribuir com o Ciedde no combate à desinformação eleitoral.