Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento acompanha avanço dos projetos do Profisco II
Iniciou nesta segunda-feira (25/11), no Piauí, a Missão de Supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujos projetos são coordenados no Estado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PI). O encontro tem como objetivo discutir os avanços do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Piauí – Profisco II, que busca fortalecer a transparência e a modernização na Gestão Fiscal do Estado do Piauí.
A missão segue com a apresentação de sistemas e ferramentas voltadas para aprimorar áreas estratégicas – como inteligência fiscal, arrecadação, cobrança administrativa e ampliação de serviços aos contribuintes – por meio de plataformas digitais. Também serão apresentados projetos para o fortalecimento da contabilidade pública e melhoria da gestão tributária, garantindo uma administração mais eficiente e acessível.
Entre os principais projetos, destacam-se:
• Sistemas informatizados de apoio à política tributária;
• Inteligência fiscal massiva para aprimorar a arrecadação e a cobrança administrativa;
• Ampliação de serviços ao contribuinte por meio de aplicativos e plataformas online;
• Fortalecimento dos sistemas de gestão contábil, promovendo mais eficiência e segurança nas operações.
De acordo com o secretário de Fazenda, Emílio Júnior, o apoio do BID é essencial. “É muito importante para nós termos o BID como parceiro. Ele não apenas financia os investimentos, mas também auxilia na execução, garantindo que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível”, afirma o secretário da Fazenda.
A equipe do BID, junto à equipe da Secretaria de Fazenda, durante a missão, avaliarão os produtos desenvolvidos pelos órgão do governo estadual por meio do PROFISCO II e os resultados obtidos, assegurando que o projeto esteja alinhado aos objetivos de modernização fiscal.
O superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Cristovam Cruz, que coordena o Profisco II no Estado, reforça a relevância da missão do BID no Piauí. “É uma oportunidade de apresentar os resultados obtidos com os investimentos do BID e demonstrar que a Sefaz segue comprometida em modernizar a gestão fiscal do Piauí. Isso significa mais transparência, eficiência e facilidade, tanto para os contribuintes quanto para o servidor fazendário.”, explica Cristovam.
O Profisco II é um marco na busca por uma gestão fiscal mais moderna, contribuindo para a economia estadual e garantindo que os serviços oferecidos aos contribuintes sejam cada vez mais modernos e acessíveis.
Fonte: Governo do Piauí