
Ministério da Saúde lança App Wiki para fortalecer o SUS com colaboração de movimentos sociais
No intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) através da participação ativa dos movimentos sociais, o Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está prestes a lançar o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde, denominado MapaMovSaúde. A iniciativa, que ganhou destaque durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde em 2023, agora se expande com o lançamento de uma plataforma Wiki.
Desenvolvida com base no software livre MediaWiki, a mesma tecnologia por trás da Wikipédia, a plataforma Wiki será um espaço dinâmico destinado a reunir conhecimentos, práticas e histórias de movimentos sociais em todo o país. Esta ferramenta permitirá que os próprios movimentos atualizem e alimentem o conteúdo de forma colaborativa, promovendo uma visão mais democrática e inclusiva das iniciativas em saúde.
Durante uma oficina de governança realizada nos dias (04/07 e 05/07) no Rio de Janeiro, representantes das instituições parceiras delinearam um plano de trabalho para a implementação do MapaMovSaúde. O lançamento oficial da plataforma está marcado para 11 de setembro, durante uma reunião ordinária do CNS em Brasília.

Lucia Souto, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde, enfatiza a importância histórica dos movimentos sociais na construção do direito universal à saúde no Brasil. "É fundamental que a gente dê visibilidade a essa histórica participação dos movimentos sociais em saúde", destaca.
Além de promover a colaboração e o compartilhamento de informações, a plataforma Wiki reflete o compromisso do Ministério da Saúde e seus parceiros com a democratização do acesso à informação e tecnologia, ao optar por soluções open source. Marcelo Fornazin, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz e coordenador técnico do projeto, ressalta que essa escolha está alinhada com a proposta de um processo aberto e participativo.
O Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde não apenas dialoga com o Plano Nacional de Saúde 2024-2027, que enfatiza a participação social como pilar essencial para um SUS mais equitativo, mas também evidencia como a união e a cooperação entre os movimentos sociais podem fortalecer o sistema de saúde brasileiro em diversas frentes.
A plataforma Wiki, guiada por princípios como colaboração, solidariedade e transparência, será um espaço fundamental para o registro e a valorização das práticas populares em saúde, contribuindo para a promoção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.
Fonte: Reprodução/Agência Gov