
Mel de aroeira dos Inhamuns (CE) recebe certificado de origem do INPI
O mel de aroeira produzido na região dos Inhamuns, no Ceará, recebeu o reconhecimento oficial de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A certificação foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) desta terça-feira (11/03).
Esse reconhecimento atesta a qualidade e a tradição do mel de aroeira dos Inhamuns, que se destaca por sua produção em período de estiagem. Como a florada da aroeira resiste à seca, as abelhas conseguem produzir um mel monofloral mais puro, de coloração âmbar escura e rico em compostos fenólicos.

A apicultura na região remonta pelo menos à década de 1980, sendo consolidada como atividade econômica a partir de 2001. O mel de aroeira dos Inhamuns não apenas abastece o mercado nacional, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, como também é exportado para países europeus, como Suécia, Alemanha e França.
Com esse registro, o Brasil chega a 140 Indicações Geográficas reconhecidas, valorizando produtos regionais e fortalecendo cadeias produtivas locais.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov