
MEC lança programa de apoio a cursinhos pré-vestibulares populares em parceria com a Fiocruz
O Ministério da Educação (MEC) lançou na última segunda-feira (10/3) o programa Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em parceria com a Fiocruz, com o objetivo de fortalecer a educação e ampliar o acesso ao ensino superior. O programa receberá um investimento de R$ 74,5 milhões até 2027 e fornecerá bolsas para educadores, estudantes e coordenações de cursinhos pré-vestibulares populares, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A CPOP visa apoiar 324 cursinhos populares em todo o Brasil, principalmente em territórios vulneráveis. A parceria com a Fiocruz inclui a Cooperação Social da instituição, que desde 2020 trabalha com movimentos sociais e coletivos de educação popular. Além disso, o programa busca promover a inclusão de jovens negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior, em alinhamento com programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A iniciativa também fortalecerá a relação entre educação e saúde, especialmente em comunidades de favelas e periferias, ao trabalhar a formação cidadã e política, além da preparação acadêmica. O programa contemplará, ainda, apoio financeiro de até R$ 230 mil para cada cursinho selecionado, com auxílio para estudantes e bolsas de extensão para educadores e gestores. O objetivo é expandir as oportunidades educacionais e a ocupação de vagas em universidades públicas.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov