Maratona Tech: estudantes do Piauí garantem premiação nacional na área de tecnologia
As estudantes Letycia Nayara Sousa da Silva, Clarice Maria de Araujo Sousa e Dayane Leão do Nascimento, da Unidade Escolar Gervásio Costa, de Barras-PI, participaram da cerimônia de premiação da Maratona Tech, realizada nesta quarta-feira (27), em Curitiba, Paraná.
Elas fazem parte de um grupo seleto de 35 medalhistas de ouro de todo o Brasil, conquistando o direito de estar na cerimônia e participar de uma imersão em atividades na cidade. Ao todo, os estudantes da rede pública estadual garantiram 3 medalhas de ouro, 10 de prata e 17 de bronze na competição.
A Maratona Tech tem o objetivo de aproximar estudantes da educação básica das oportunidades e desafios no campo da tecnologia.
Com um projeto inovador na área de energia eólica, Letycia, Clarice, Dayane e a professora Solange Coelho desenvolveram uma plataforma que utiliza turbinas eólicas para gerar eletricidade a partir do vento.
Clarice Sousa, aluna da 1ª série do Ensino Médio, celebrou a oportunidade de participar do evento. “Participar da Maratona Tech é uma chance incrível. Quando a escola nos incentiva a participar de eventos como esse, ela mostra que acredita em nosso potencial e no nosso futuro”, afirmou.
Dayane Leão, também integrante da equipe, expressou sua ansiedade para as atividades. “A Maratona Tech oferece uma experiência única para expandirmos nossos conhecimentos em várias áreas. Sou grata à escola por todo o apoio durante este processo”, destacou.
Letycia Nayara, aluna da 3ª série, também compartilhou sua satisfação. “Estou muito feliz por ter essa oportunidade de aprender e trocar conhecimentos com outros alunos de todo o Brasil que, como eu, têm interesse em tecnologia”, completou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o apoio dado aos estudantes para participarem de competições de tecnologia. “Os excelentes resultados obtidos pelos nossos estudantes demonstram a importância de investir no fortalecimento do ensino tecnológico nas escolas da Seduc, garantindo que eles alcancem sucesso profissional nesta área”, afirmou Bandeira.
As finalistas da Maratona Tech participaram de atividades durante os dias 27 e 28 de novembro, que combinaram experiências culturais, científicas e práticas. Além da cerimônia de premiação na Fiep, o roteiro incluiu visitas ao Museu Oscar Niemeyer, um ícone cultural e arquitetônico de Curitiba, e ao Parque da Ciência Newton Freire Maia. A programação também incluiu uma oficina de Robótica, que permitiu aos finalistas desenvolver habilidades técnicas e criativas.
Sobre a Maratona Tech
A Maratona Tech é uma competição online voltada para despertar o interesse dos estudantes pela tecnologia. Ela reúne alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, divididos em três grupos: nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (Ensino Médio e EJA).
A competição ocorre em duas fases: na primeira, os professores participam de uma formação exclusiva e recebem um desafio para aplicar em sala de aula, abordando carreiras e usos práticos da tecnologia. Os estudantes que obtiverem as melhores pontuações são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Fonte: Governo do Piauí