FMS -

Lineu Araújo recebe aparelho a laser para tratamento de pés diabéticos

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), está aprimorando o atendimento no seu Programa do Pé Diabético com a aquisição de um aparelho a laser de baixa frequência. A entrega será amanhã (17), às 11h da manhã.

Foto: FMSLineu Araújo
Lineu Araújo

O Lineu Araújo dispõe de um programa voltado para assistência integral e especializada ao paciente com diabetes. Dentre os serviços ofertados, está o Ambulatório do Pé Diabético, que é uma sala de estomaterapia (tratamento de feridas), onde são acompanhadas pessoas com diabetes e que têm risco de amputação do membro. Esse serviço tem o objetivo de atender pacientes com diabetes e que tenham “pé diabético”, que é uma alteração no membro inferior com risco de infecção, alteração da circulação ou da sensibilidade protetora.

A enfermeira estomaterapeuta Verônica Rezende alerta que pessoas com diabetes têm menor sensibilidade nos membros inferiores e maior dificuldade para a cicatrização de feridas, o que pode evoluir para a amputação. “O novo aparelho ajuda no tratamento de lesões existentes, reduzindo o tempo de cicatrização. O LASER ajuda a reduzir a inflamação, a dor, otimiza o reparo tecidual e reduz a incidência de infecção das feridas, consequentemente, melhora a qualidade de vida dessa parcela da população”, diz a enfermeira.

Além do acompanhamento de lesões /feridas, no Ambulatório do pé diabético são feitas também ações de prevenção por meio da avaliação da sensibilidade dos pés, orientações de cuidados diários como higiene, hidratação da pele e uso de sapato apropriado para cada caso. “No próximo mês ampliaremos o serviço para o turno da manhã, contemplando um maior número de pacientes”, adianta Verônica Rezende.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários

Trabalhe Conosco